O EducaTrilha na Escola, programa organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), e parceiros, realiza nesta quinta-feira, 07/11, às 19h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME), evento de premiação, em que serão conhecidos os resultados e anunciadas as seis escolas vencedoras da edição de 2024. Na oportunidade, também serão apresentadas as novidades do programa para 2025.
As escolas premiadas terão como prêmio uma viagem pedagógica para o Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro. Também participarão de uma visita à CJ do Brasil, uma das empresas patrocinadoras, no dia 14/11.
O programa, que está na 5ª edição, reúne encontros formativos, por meio dos quais educadores e gestores escolares têm contato com o contexto sociocultural da Estação Experimental de Tupi, importante espaço do município, conhecido também como Horto de Tupi, e, a partir daí, são incentivados a desenvolverem projetos junto aos alunos.
“Este evento celebra cada passo e cada conquista referente aos projetos educativos que as escolas desenvolveram para a construção de sociedades sustentáveis. Será um momento de celebração e inspiração”, afirma Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola, patrocinada pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis, é realizada pelo Prefeitura de Piracicaba em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa tem, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Espaço Pipa, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema), Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima), OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Instituto CLQ, Imaflora, Rotas Afro, Casa do Hip Hop, Movimento Circular, OSCIP Novo Encanto, Pira na Paisagem e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), por meio do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE; Programa USP Recicla; Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA; Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN; Museu de Ciências; Educação e Artes Luiz de Queiroz e PET Ecologia.
O EDUCATRILHA – Ao longo do programa, é incentivada uma construção de conhecimento conjunta entre toda a equipe participante, em meio a reuniões com metodologias participativas. Nesse contexto, os educadores atuam como protagonistas, em meio a um processo que permite que cada um desses profissionais elabore um projeto que une elementos culturais e ambientais e o desenvolva na escola.
Entre os intuitos do programa, está o de envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos. Outro objetivo é o de auxiliar na efetivação dos currículos paulista e municipal de educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).