A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina irá interromper o atendimento à população nesta terça-feira (11), das 12h às 19h. Nesse período, os pacientes devem procurar as outras UPAs (Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Sônia), que terão reforço em suas equipes médica e de enfermagem para absorver a demanda. O atendimento será normalizado na unidade a partir das 19h.

A interrupção no atendimento é necessária para a instalação do gerador de energia. Doado pela Caterpillar, o equipamento irá garantir a manutenção total do funcionamento da unidades de saúde em caso de falta de energia elétrica da rede concessionária, assegurando o atendimento deste trabalho essencial à população de Piracicaba. A UPA Vila Rezende e a COT passarão pelo procedimento na quarta-feira (12) e quinta-feira (13), respectivamente.

Os pacientes socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) serão encaminhados diretamente às demais UPAs e os pacientes que procurarem a UPA Vila Cristina durante o período da instalação do gerador contarão com uma ambulância à disposição nos casos onde houver dificuldade de locomoção.

Entregues pela Caterpillar em dezembro de 2013, os quatro grupos geradores estão sendo instalados neste mês. “Os equipamentos foram produzidos por nossa divisão Power System Brasil, na Unidade de Piracicaba. Após doados, nosso revendedor Sotreq realizou os serviços de avaliação técnica dos locais e fez o projeto de instalação para cada unidade, conforme as necessidades identificadas. Como as edificações não foram concebidas para receber grupos geradores, aguardamos o processo normal de licitação e realização das obras de adequação técnica necessárias em cada UPA e no COT para programarmos a entrega técnica, autorizando a entrada em operação de cada equipamento", explica Paulo César Trigo, representante da Caterpillar.

Os equipamentos foram dimensionados de acordo com as necessidades de cada uma das unidades. "Com a entrada em operação dos geradores, as unidades de Pronto Atendimento estarão protegidas da ocorrência de falta de energia elétrica e a consequente interrupção do atendimento à população. A Caterpillar está feliz em contribuir com a melhoria do serviço de saúde da cidade", conclui Trigo.

“Essa doação foi bastante importante, pois só a UPA Vila Sônia e o Samu já possuíam gerador até então. Os equipamentos garantirão atendimento ininterrupto em nossas unidades de urgência e emergência”, afirmou Pedro Mello.