As inscrições para o pleito eleitoral do Conselho Tutelar, estão em fase final. Até o momento, apenas 14 pessoas se inscreveram para o processo de seleção que deverá ter início no dia 26 de janeiro, com aplicação de prova objetiva de múltipla escolha e dissertativa.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA), oferece inscrições para a vaga de conselheiro tutelar (triênio 2013-2016) que deverão atuar nos dois Conselhos Tutelares de Piracicaba. Ao todo, são 20 vagas disponíveis, cinco conselheiros titulares e cinco suplentes para cada unidade.

Após a aplicação da prova, os candidatos participarão do treinamento oferecido pelo CMDCA sobre a função do conselheiro tutelar e após, da eleição. O conselheiro deverá ter disponibilidade de 08 horas diárias, para desenvolver o trabalho baseado na garantia dos direitos da criança e do adolescente de acordo com o ECA.

De acordo com o edital, na qualidade de membros eleitos, os conselheiros tutelares não serão considerados servidores públicos integrantes dos quadros da Administração Municipal, mas como a atividade do Conselho Tutelar é permanente, os conselheiros terão remuneração mensal no valor de R$ 1.945,23(outubro-2012), equivalente ao cargo em comissão de Conselheiro Tutelar, referência 11-A (onze A).

O Conselho Tutelar é um instrumento fundamental da exigibilidade dos direitos da criança e do adolescente. Trata-se de uma importante ferramenta a favor da população infanto-juvenil.

Para as inscrições que deverão ser feitas na Casa dos Conselhos das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, os candidatos deverão apresentar-se munidos dos documentos necessários, conforme edital publicado no site. Os interessados precisam ter mais de 21 anos; ter concluído ensino superior; residir há mais de 02 anos no município de Piracicaba; estar no gozo dos direitos políticos; apresentar currículo para avaliação comprovando experiência de no mínimo, 02 anos na área da infância e adolescência; não ter antecedentes criminais.

Os candidatos que participaram do primeiro processo eleitoral, devem levar foto 3X4 e preencher a ficha de inscrição. A prova será realizada no dia 26/01 no Instituto Formar e o treinamento está marcado para o dia 07/02, das 8h às 12 e das 13h às 19h, na Casa dos Conselhos.

A eleição dos candidatos ao Conselho Tutelar será realizada no dia 24 de fevereiro de 2013, das 09h às 14h, em local a ser definido conforme Edital de Convocação que será publicado no Diário Oficial de Piracicaba, sites do CMDCA e da Semdes.

SERVIÇO:

Inscrição para Conselheiros Tutelares

De 02 a 11 de janeiro de 2013

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30

Local: Casa dos Conselhos (Rua Joaquim André, 895 – Paulista)

Telefone: 3434.0461 / 3434.7137

Acesse o edital: