imagem mostra o cemitério da saudade durante a noite relembrando a última atividade. as pessoas estão com lanternas e o cemitério está completamente escura, criando um clima de medo nas pessoas
Um historiador vai contar aas histórias mais sombrias sobre as personalidades que estão enterrados no cemitério

A sexta edição do roteiro noturno Saudade e suas Vozes, o último de 2024, acontece na próxima sexta-feira, 20/12, às 19h30, no Cemitério da Saudade. O passeio é gratuito e os participantes poderão conhecer lendas urbanas e histórias de personalidades de Piracicaba. Os interessados podem fazer sua inscrição a partir das 19h desta quarta-feira, 18/12, clicando aqui. Ao todo, serão abertas 100 vagas para o passeio.

Com realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), o projeto acontece no município desde 2022 e mais de 2.000 pessoas já participaram da visita e tiveram a oportunidade de conhecer as histórias e causos de personalidades da cidade.

O idealizador do projeto é o grupo criativo O que Te Assombra, que também faz a condução do passeio. O compositor e contador de histórias Thiago Souza será o responsável por revelar as lendas aos participantes da caminhada. Além dele, complementam as informações os historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade.

imagem mostra o cemitério da saudade durante a noite relembrando a última atividade. as pessoas estão com lanternas e o cemitério está completamente escura, criando um clima de medo nas pessoas
Evento será o último realizado em 2024

O CENÁRIO – Implantado em janeiro de 1860, o Cemitério da Saudade abriga túmulos de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil, do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. No Saudade também estão sepultados o pintor Almeida Júnior e o maestro Erotídes de Campos, entre outros nomes. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube.

Imagem mostra parte interna do cemitério da saudade com diversos túmulos podem ser observados
Cemitério da Saudade é repleto de contos e histórias

SERVIÇO – Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 20/12, às 19h30, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). Com 100 vagas disponíveis, as inscrições serão abertas na quarta-feira, 18/12, às 19h, clicando aqui . Mais informações: (19) 3403-1356.