A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), recebe, até o dia 29/04, as inscrições para o Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Preservando o Futuro. Coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.
Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.
Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.
“Piracicaba dá exemplo com este programa, que tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das águas dessas microbacias, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas”, disse a secretária Nancy Thame.
Os interessados em participar do Programa PSA em 2022 têm até o dia 29/04 para se inscrever e protocolar a proposta e documentação na Sema (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113, bairro Paulista). As vistorias serão realizadas posteriormente, ainda no primeiro semestre, e a entrega dos certificados e o pagamento serão feitos no segundo semestre. A listagem de documentos necessários pode ser acessada no site da Prefeitura (www.bit.ly/psapiracicaba) e maiores informações podem ser obtidas no telefone (19) 3437-4000.
Secretária Nancy Thame e proprietário participante do PSA, no Ribeirão do Congonhal