Estão abertas atá 15/02 as inscrições para o Festival Tela Preta, mostra de cinema voltada à exibição e discussão do cinema contemporâneo brasileiro e realizado por diretores negros. O projeto foi contemplado com a Lei Emergencial Aldir Blanc e tem a parceria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O festival Tela preta é uma mostra de cinema (curta-metragens) não competitivo presencial e gratuito, voltado à exibição e discussão do cinema contemporâneo brasileiro e realizado por diretores negros. O principal foco do festival é a construção de um imaginário acerca das subjetividades e vivências negras no Brasil. Para contemplar a diversidade de narrativas e a interseccionalidade de identidades, o festival tem por objetivo exibir filmes que abordam a temática feminina, infantil e LGBTQIA+.

O vídeo deverá ser enviado com a ficha de inscrição, em forma de link, na plataforma Youtube, em modo privado, na resolução mínima FULL HD 1920×1080, 3.3, ter duração máxima de 25 minutos, ser dirigido por pessoas negras, os filmes não falados na língua portuguesa devem ter legendas em português e as produções deverão ter sido realizadas do ano de 2017 em diante. Cada profissional poderá inscrever quantos curtas quiser, porém só poderá ser selecionado um curta por proponente. Um mesmo curta-metragem não poderá ter duas inscrições realizadas, sendo considerada a última, válida.

Com curadoria de Beatriz Ferraz e Wellington Camargo, serão sete curtas selecionados e cada um deles receberá um cachê de R$ 300. A exibição presencial será no dia 11/03, no espaço cultural Guarantã, em Piracicaba.

Beatriz Ferraz é uma das curadoras do Festival

"O audiovisual vai muito além da catarse, do entretenimento, da informação. O cinema tem o poder de educar, conscientizar, sensibilizar, fazer refletir, reavaliar conceitos e reorganizar estruturas. Este processo é lento, porém, profundo. Por meio de filmes diversos, é possível aprender sobre variadas culturas e também sobre aquilo que existe de mais subjacente na alma humana", explica Camargo.

Para Wellington Camargo "por meio de filmes diversos, é possível aprender sobre variadas culturas"

CURADORES – Wellington Camargo é produtor cultural e ator e atua há mais de 10 anos na área cultural em Piracicaba.

Beatriz Ferraz é jornalista. Desde 2018 trabalha em Piracicaba com produção cultural. Fez parte da produção do Creative Film Finance Forum (Piracicaba- SP, 2020) e do 3º Ambiente de Mercado no 52º Festival de Cinema de Brasília (2019).

SERVIÇO – Festival Tela Preta. Informações e inscrições pelo linktr.ee/festivaltelapreta até 15/02. Projeto contemplado com a Lei Emergencial Aldir Blanc, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.