População passeia pelo Armazem 14 no 50 Salao de Humor

Artistas gráficos do mundo todo têm até o dia 16/06 para inscrever obras na 51ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberta em 31/08, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O regulamento completo da 51ª edição do Salão de Humor pode ser baixado em arquivo PDF no site do Salão de Humor: salaointernacionaldehumor.com.br.

O júri de seleção deste ano, que se reúne entre os dias 13 e 14/07, será formado por Bruna Caritá, Andreza Delgado, Lorena Kaz, Monalisa Martins, Valquiria Vlad, Fani Loss e Paloma Alexandrino (Palomita). Elas se juntam à cartunista Fabiane Langona, que assina o cartaz do salão. Além disso, vale lembrar que a categoria Temático do 51º Salão é Mulher.

Os trabalhos podem ser enviados por correio, transportadora ou pessoalmente – até o dia 12/06 – no Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), das 8h às 17h, no Armazém 9 do Engenho Central. Já dos dias 13 a 16/06, das 9h às 18h, obras podem ser entregues pessoalmente no Centro de Informações Turísticas, localizado no Armazém 8 do Engenho Central. Já os trabalhos digitais podem ser inscritos diretamente no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Júnior Kadeshi, diretor do Cedhu, informa que o Salão de Humor já recebeu, até o momento, 546 inscrições, 100 a mais do que o mesmo período referente à edição passada. “Este ano já batemos o número de inscrições de 2023, e ainda temos uma semana. Os artistas sempre deixam para se inscrever no final do prazo, então, acredito que esta edição vai bater recordes!”.

Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 51ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e esculturas (trabalhos de humor em 3D), além do Prêmio Unimed Saúde.

As novidades da edição 2024 ficam por conta do Prêmio Instituto Arcor – Direito das Crianças, em homenagem aos 20 anos do Instituto no Brasil, além da categoria Prêmio Temático, que este ano é Mulher.

SERVIÇO – As inscrições para o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba/SP, Cep: 13.405-123) ou pessoalmente no Cedhu, Prédio Administrativo, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.