Portal do Município de Piracicaba

Inscrições para Mapa Cultural começam na segunda, 25

Por Comunicação Social / Publicado em 21/02/2013
Tempo de leitura: 5 minutos.

Um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas, o Mapa Cultural Paulista abrirá na próxima segunda, 25 de fevereiro, as inscrições para a temporada 2013-2014 das modalidades Artes Visuais (que compreende as expressões de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Vídeo, Música Instrumental, Literatura (que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica) Dança e Teatro. A exceção é a modalidade Canto Coral, cujo período de inscrições ocorre entre os dias 20/01 e 25/02, acompanhando o período de inscrições para o 7º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba).

Para cada modalidade há um prazo estipulado para o final do período de inscrições – na maioria dos cados entre final de março e início de abril, além de um local diferente para a entrega da ficha de inscrição de cada modalidade que, assim como os regulamentos – que contam com todas as informações necessárias, estão disponíveis no site da SEMAC: www.semac.piracicaba.sp.gov.br. Ao entrar no site, basta clicar, na parte superior, em “Secretaria”. Logo após, clique em “Editais/Concursos”. Aparecerão então os arquivos, sempre com os títulos sendo iniciados por “MAPA CULTURAL PAULISTA”. Basta fazer o download gratuito dos mesmos.

O material pode ainda ser enviado por e-mail. Para isso, é necessário entrar em contato com o agente cultural Felippe Limonge no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em horário comercial, por meio do telefone (19) 3433-4952.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.

Foi criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

A Fase Regional acontecerá no segundo semestre de 2013 e a Fase estadual está agendada para o primeiro semestre de 2014. Já a Fase de Circulação acontecerá no segundo semestre de 2014.

MAPA CULTURAL PAULISTA 2011/2012

Integrando a fase de circulação do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, a Cedan (Companhia de Dança de Piracicaba), o Grupo Forfé de Teatro e o Grupo Vocal Liga Leve se apresentam pelo Estado de São Paulo no segundo semestre de 2012, já que participaram da Fase Estadual, sendo contemplados.

A artista Márcia Guibal, foi selecionada para representar a região de Campinas na Fase Estadual da modalidade Artes Plásticas, assim como Carla Ceres, que também foi selecionada para representar a região de Campinas na Fase Estadual da modalidade Literatura (Conto e Crônica). Ambas participaram da Fase Estadual, mas não foram selecionadas para receberem o prêmio estímulo da Abaçaí Cultura e Arte.

SERVIÇO

Inscrições e regulamentos para a fase municipal da Mapa Cultural Paulista 2013-2014 podem ser acessados no site da Semac: www.semac.piracicaba.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.