A prova do Encceja nacional será aplicada no dia 8 de outubro, nos períodos da manhã e tarde
O ensino médio está passando por uma série de reformulações em todo o Brasil. Entre as mudanças que impactam de forma direta grande parte da sociedade, está a mudança nas regras da obtenção do Certificado de Ensino Médio. Uma das opções voltará a ser o Encceja 2017.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova voluntária e gratuita realizada pelo Ministério da Educação para aqueles que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.
As inscrições do Encceja 2017 nacional terão início em 7/08 e serão encerradas em 18/08. Para fazer a prova do Encceja de nível fundamental, os interessados devem ter a idade mínima exigida de 15 anos. Já os participantes do nível médio precisam ter a idade mínima de 18 anos. Os interessados podem se inscrever no site portal.inep.gov.br/encceja no link Encceja Exterior ou Encceja Nacional. Todos devem ter o CPF para a inscrição.
As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha, e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.
A prova do Encceja nacional será aplicada no dia 8 de outubro, nos períodos da manhã e tarde.
Entenda- A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio.
Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.