Inscrições para EducaTrilha 2020 começam na segunda (09)
As inscrições para a terceira edição do programa de educação ambiental EducaTrilha na Escola – realizado na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) – serão abertas na próxima segunda-feira (09) e prosseguirão até o dia 18/3. As inscrições deverão ser feitas no endereço http://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/inscricao .
Escolas municipais, estaduais e particulares poderão participar do EducaTrilha na Escola 2020. O regulamento do programa já está disponibilizado no mesmo endereço eletrônico. Além das propostas já previstas nas edições anteriores, neste ano o EducaTrilha terá a inclusão das questões culturais, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da educação infantil da rede municipal, conta Giovanni Batista, membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).
“A participação das escolas ocorre por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas das escolas ao Horto de Tupi. Serão oferecidos, no total, nove encontros formativos com temáticas diversificadas aos participantes. Também haverá três encontros de tutorias para cada escola participante”, explica Giovanni. COMO FUNCIONA – O EducaTrilha na Escola utiliza critérios de avaliação baseados nas políticas nacional, estadual e municipal de Educação Ambiental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de incentivar que tais legislações sejam efetivadas no cotidiano escolar. “Considerando o caráter permanente do programa, os resultados das duas edições anteriores, a construção conjunta e o aprimoramento contínuo das atividades, a edição 2020 também busca contribuir para a efetivação dos currículos paulista e municipal de Piracicaba. Tem um caráter integrador em relação às demais propostas de educação ambiental e cultural nas escolas e passa a valorizar a participação da comunidade escolar, como a direção/coordenação e os familiares e/ou comunidade de entorno”, observa Elisabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.
Ao final do EducaTrilha, os participantes entregam um portfólio contendo as atividades realizadas na escola, registros documentais (lista de presença, roteiro de visita, fotos etc..), os critérios atingidos entre outros. Este documento servirá para a avaliação no processo de premiação. Os professores das escolas vencedoras do concurso educativo ganharão uma viagem pedagógica – entre os dias 20 e 22 de novembro – a uma área protegida administrada pela Fundação Florestal e definida de forma conjunta pela equipe organizadora e participantes dos encontros formativos. Serão fornecidos transporte, hospedagem e alimentação durante a viagem.
Além disso, as escolas vencedoras que se interessarem poderão contar com o auxílio da equipe do programa na organização do “Dia EducaTrilha na Comunidade”, que consistirá em uma atividade na escola ou local próximo à mesma, na qual a comunidade escolar possa realizar apresentações ambientais e culturais relativas ao projeto desenvolvido na escola e interagir com experiências ambientais e culturais de parceiros que também estejam relacionadas ao projeto. REALIZADORES – O EducaTrilha na Escola é realizado pela Prefeitura de Piracicaba – por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) -, e pelo Instituto Florestal (IF), órgão estadual vinculado à Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
Os apoiadores do programa são: a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (SemacTur); Secretaria Municipal de Educação (SME); Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba; Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), Grupo de Estudos Desafios da Prática Educatica (GEDePE) e Programa Ponte, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Qeiroz (Esalq); Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA); e Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro. Conta com o patrocínio da Oji Papéis Especiais.
