{mosimage}A Prefeitura de Piracicaba iniciou esta semana a tão reivindicada remodelação da rotatória do Piracicamirim. O projeto da obra é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a parte de acompanhamento e fiscalização compete a Secretaria Municipal de Obras (Semob).
A obra de intervenção, que integra o Plano de Mobilidade compreende as quatro avenidas: Piracicamirim, Alberto Vollet Sachs, Rios das Pedras e Dois Córregos. O investimento destinado à obra foi orçado em R$ 191.544,44 e a execução dos serviços está a cargo da Construtora Concivi.
Conforme o engenheiro da Semob, Vanderlei da Silva Cunha, no local está em execução os serviços de remodelação e de drenagem. A obra consiste em 126 m de galeria de águas pluviais, 1.523 m² de pavimento, 511 metros de guias e sarjetas e 507 metros de calçada de concreto.Segundo ele o prazo contratual é de conclusão até 30 de outubro próximo.
De acordo com o engenheiro da Semuttran, Jorge Akira, a Prefeitura vem realizando intervenções na Avenida AlbertoVollet Sachs, sendo a primeira instalação dos semáforos no cruzamento com a Cássio Paschoal Padovani. A segunda é esta remodelação na rotatória do Piracicamirim.
Akira esclarece que hoje nesta região do Piracicamirim nos horários de pico; manhã, almoço e tarde ocorre grande conflito no cruzamento de quem desce a Avenida Piracicamirim no sentido à Cássio Paschoal Padovani/Clube Cristóvão Colombo com quem vem dos bairros da região da avenida Rio das Pedras (Alvorada, Pompéia, Nova Pompéia , Cecap, Ipanema e Sol Nascente).
O engenheiro explicou que pelo fato de não haver semáforos neste cruzamento e existir um volume muito grande de veículos há uma disputa de passagens e ocorrem vários acidentes. Levantamento da Semuttran aponta total de 23 mil veículos, somente na avenida Piracicamirim, nos dois sentidos. No entroncamento entre as quatro avenidas a estimativa é de 32 mil veículos diariamente.
Outro grande conflito nesta rotatória, principalmente em fim de tarde ocorre para quem vem da Vollet Sachs (próximo a Ponte) e vai no sentido Cecap.Ele informou que a obra de remodelação consistirá na colocação de semáforos, em alguns trechos construção da terceira faixa e também travessias seguras para os pedestres.
Akira destacou que, os semáforos, principalmente em cruzamentos de avenidas é uma medida necessária e a única maneira de garantir um sistema democrático nas vias públicas de grande fluxo de veículos.
Segundo o engenheiro, as obras de intervenções têm sido bem recebidas pela população, principalmente pelos que se utilizam da faixa de pedestre nestes locais. O engenheiro esclareceu que algumas reclamações da instalação de semáforos são feitas por motoristas que anteriormente às remodelações tinham a preferência na via. “As remodelações de modo geral têm garantido as mesmas condições de fluxo para todos os movimentos e visam proporcionar maior segurança na travessia dos pedestres “, concluiu o engenheiro Akira.