Os trabalhos direcionados ao programa de revitalização na Estação da Paulista, patrimônio histórico de Piracicaba, inaugurado em 1922 e tombado em 1996, caminham para a reta final. A proposta do atual governo municipal é de transformar este espaço, com área de 50 mil metros quadrados, num miniparque.

Para tanto, a Prefeitura está executando, desde o ano passado, uma série de intervenções, com o intuito de disponibilizar à população e aos turistas, amplas áreas de lazer e esporte, arborização adequada, boa iluminação, além de pista de caminhada, ciclovia, estacionamento para mais de 200 veículos e espaço para estabelecimentos comerciais.

Da parte que compete à Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), foi feita a demarcação do solo para a regularização da área que deverá compreender a pista de caminhada e ciclovia, no Centro Cultural e de Lazer Estação Paulista. Posteriormente, terá início o assentamento do pavimento intertravado colorido e, no centro deverá ser feita a divisão das pistas por guias.

O engenheiro da Sedema, Raul Moraes, informou que a área total da pista deverá ter em torno de 650 metros, sendo cerca de 2, 5 metros de largura livre para cada pista e também uma praça interna, no centro do espaço, com cerca de 800 m2. Ele destacou que esta região não dispõe de um equipamento deste porte para a prática de esporte e lazer. “È proposta do atual governo disponibilizar equipamentos deste tipo à população, que estejam bem localizados, ofereçam segurança e possuam boa iluminação”, falou o engenheiro.

Raul informou que a intenção é de iniciar o assentamento das guias ainda esta semana. Embora em toda a área já tenha sido feita drenagem, em alguns trechos, das pistas haverá necessidade de uma drenagem específica Este trabalho deverá solucionar possíveis interferências, além de ampliar o número de passagens para água e para energia elétrica.

A meta da Sedema é a de concluir, a sua parte de serviços, na Estação da Paulista, incluindo as duas pistas, até o final do próximo mês. A empresa que executará a finalização dos serviços, pela Sedema, deverá ser definida nesta semana.

No local, estão em execução os serviços de recuperação da caixa d’água existente; restauração da sala utilizada para despensa de materiais; instalação de equipamentos para o parquinho infantil, como execução de arvorismo , muro de escalada, casa das bonecas; além de bebedouros, mesas, bancos, equipamentos de ginástica. A Sedema será responsável ainda pelo serviço de paisagismo e arborização.

A restauração do prédio principal já foi executada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap). No momento, segundo o presidente da Emdhap, Walter Godoy dos Santos está em execução o serviço de fechamento da lateral do barracão do Centro de Convivência da 3ª Idade e a construção dos sanitários. A conclusão destes trabalhos deverá ocorrer em 30 dias.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou a abertura da rua Alferes José Caetano /Sud Mennucci, num trecho de aproximadamente 100 metros, que liga a rua João Conceição com a avenida Dr. Paulo de Moraes.

Paulo Prates, secretário de Obras destacou que a iniciativa visa proporcionar melhoria no trânsito, tanto para quem trafega na avenida Dr. Paulo de Moraes sentido Centro, como para quem vem do bairro Paulista sentido Centro.

No local estão previstos serviços de colocação de guias, sarjetas e pavimentação asfáltica, pela Construtora JPA. A obra deverá estar concluída em 45 dias. Prates informou também que a Semob é responsável pela construção das baías de estacionamento para mais de 200 veículos.

O Centro Cultural e de Lazer Estação da Paulista revitalizado terá diversas atividades contemplando as áreas de lazer, cultura, esporte e recreação, o que permitirá atender vários segmentos da população.