Depois de mais de 15 anos de espera foram iniciadas nesta segunda-feira (18), as obras para asfaltar o bairro Vale do Sol. O contrato foi assinado na manhã do último sábado, pelo prefeito Barjas Negri, o secretário de Obras, Paulo Prates e André Abiati, engenheiro da construtora JPA, vencedora da licitação para execução da obra. Prestigiaram o ato, vereadores, secretários municiais, líderes comunitários e moradores.
O asfalto chegará em duas etapas, totalizando 17 mil metros. Nesta primeira fase serão asfaltadas as ruas 4,15 e 16, todas com infra-estrutura de drenagem, guias e sarjetas. Inicialmente está sendo feito trabalho de assentamento para a colocação de tubos de galerias pluviais. Serão colocados 86 metros de drenagem, 1.690 metros de guias e sarjetas e 7.373 metros quadrados de asfalto.
O líder comunitário da região do Vale do Sol, Carlos Alberto Cavalcanti, está entusiasmado com o início da pavimentação do bairro, que segundo ele, significa a concretização de um sonho de muitas pessoas. Ele disse que o bairro cresceu muito nos últimos anos e necessita de investimentos. “O sofrimento da população que não tem asfalto é muito grande, com doenças respiratórias e problemas de lama. Passou diversas administrações, mas nenhuma teve a sensibilidade de atender o pedido dos moradores, reiterou”.
Segundo Carlinhos, além de valorizar o bairro, o asfalto incide diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. “Asfalto não é luxo e sim, uma necessidade da comunidade. Por volta de 300 famílias serão beneficiadas diretamente com a implementação do asfalto, sem contar as empresas ali localizadas, como a Sondágua e a Lou Brasil e a Vetek e outros estabelecimentos comerciais. E cada empresa dessas tem cerca de 100 a 150 funcionários. O fluxo de movimento no Vale do Sol é grande”.
O prefeito Barjas Negri afirmou que inicialmente o asfalto abrangerá as três ruas mais importantes para a entrada no bairro e reconheceu a importância do investimento superior a R$ 716 mil, dos quais R$ 300 mil foram liberados pelo Governo Estadual a fundo perdido. Ele ressaltou que a obra teve estar concluída em prazo de 4 a 5 meses.
De acordo com Barjas, a região de Santa Terezinha já recebeu outros investimentos em asfalto, citando o Jardim Taiguará, o Javary II e o Monte Rey. “Com estes investimentos, esta região vai melhorando a sua infra-estrutura urbana”.
Vinda do asfalto foi comemorada pelos moradores
Para Antonio Alves Bezerra, 78 anos, um dos moradores mais velhos do Vale do Sol, a vinda do asfalto para o bairro é uma notícia excelente, pois representa uma conquista de mais de 15 anos. “Lutamos muito por essa melhoria, que nos livrará de diversos inconvenientes devido à ausência do asfalto, como a lama e o pó”.
Opinião semelhante é do morador Marcos Antonio Franco, residente há 15 anos no bairro. Ele afirmou que com certeza, o bairro melhorará muito com o asfalto, não só no aspecto visual, mas também estratégico, porque ali estão concentradas importantes empresas e indústrias.
Maria de Lourdes Fajardo que está no bairro há 20 anos, não conteve a emoção ao presenciar a assinatura do contrato. “Isto aqui é uma vitória advinda da luta dos moradores. Apesar de promessas feitas ao longo do tempo, nunca perdemos as esperanças e hoje, aqui está o resultado de nossa persistência e união”.
O empresário Ilton Ferreira também não poupou agradecimentos a atual administração, pela realização. “Sempre acreditei no potencial do bairro e aqui fixei minha empresa. Sem dúvida, o asfalto será de grande valia, por permitir mais conforto e praticidade não só aos moradores, mas também aqueles que nos visitam”.