Está oficializado o amistoso internacional entre XV de Piracicaba e Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul. A partida acontecerá dia 28 de janeiro (sexta-feira), no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, às 20h. Antes disso, a partir das 18h30 serão feitos shows com o grupo Katinguelê, o cantor Rick e mais três apresentações de alunos sul-coreanos, que mostrarão um pouco da cultura do país asiático. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, que encaminhará para famílias carentes.

Os detalhes sobre o evento foram apresentados no gabinete do prefeito na tarde desta quarta-feira (12). A partir de sexta-feira (14) serão vendidas camisetas comemorativas do jogo. O valor será de R$ 10, comercializadas no pontos de venda habituais dos ingressos dos jogos do XV, como bilheteria do estádio. Ao todo serão 5 mil unidades. Todo o montante arrecadado será revertido ao clube alvinegro. “No intervalo do jogo o presidente da Hyundai do Brasil entregará o cheque para o prefeito Barjas Negri”, informou José Antônio de Godoy, secretário de Governo.

Rubens Braga, diretor do XV, lembrou que o jogo não é importante apenas por enfrentar um campeão asiático, mas também pela visibilidade internacional e amizade entre Brasil e Coreia do Sul. “Atitudes como essas nos ajudam a colocar em prática nosso maior projeto, que é colocar o XV de Piracicaba na série A1 do Campeonato Paulista no ano do centenário”, completou.

“Piracicaba está de braços abertos para os coreanos, que instalarão uma fábrica na cidade e colaborarão muito no seu progresso. Este evento servirá também para nos unir em torno do esporte e do lazer”, disse Pedro Mello, secretário de Esportes.

Campeão da Liga Nacional Sul-Coreana (K-League) em 2009, o Jeonbuk Hyundai já está no Brasil, em Campinas, fazendo sua pré-temporada. Atualmente o time ocupa a terceira colocação da K-League, com 15 vitórias, seis empates e sete derrotas, e está nove pontos atrás do FC Seoul, que lidera com 62 pontos. A iniciativa do jogo partiu do prefeito Barjas Negri no ano passado, após visita ao município de executivos da Hyundai.

A expectativa é que o Barão receba um público mínimo de 10 mil pessoas. “Esperamos colocar muitas pessoas no Barão para aproveitar bem o espetáculo e ainda ajudar ao XV. Será uma festa para toda família feita especialmente para o piracicabano”, convidou Barjas Negri.

“Um dos objetivos da Hyundai, como empresa cidadã, é oferecer aos piracicabanos um evento sadio. Além de proporcionar bons empregos, queremos promover eventos para entreter o público”, afirmou Kyong Hwan Min, diretor de planejamento, relações públicas e governamentais da empresa sul-coreana. Min, que estava acompanhado de Waldemar Peres Júnior (Planejamento) e do intérprete Alex Kim, ressaltou ainda que os shows e o jogo só foram possíveis graças ao apoio da diretoria da sede mundial da Hyundai.

“O evento do dia 28 acontecerá graças ao empenho de Min, que tem se dedicado de corpo e alma”, falou Pedro Mello. Antes de encerrar, o secretário de Esportes aproveitou para sondar um possível patrocínio para o futuro: “Quem sabe em breve teremos o nome da Hyundai na camisa do XV”.