A partir de amanhã, sexta-feira, dia 1/12, Piracicaba dá seu principal passo na informatização, modernização e digitalização do sistema de saúde municipal. É que a Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) será a primeira unidade a utilizar o novo software da Saúde já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que em breve substituirá o cartão azul do SUS municipal. Para que isso acontecesse, a unidade foi reformulada, recebeu novos computadores e impressoras, além de painéis e um totem para distribuição de senhas para triagem e atendimento médico.
O secretário de Saúde, Douglas Koga, enfatizou que o programa de gestão da Saúde está defasado há anos e com o software Siss Saúde já é possível organizar e administrar toda a rede de atendimento – de forma integral –, que soma 161 unidades de saúde, garantindo maior agilidade nos serviços para a população. “A implantação deste sistema começou em abril e os servidores passaram por treinamento e capacitação para sua utilização. Este serviço já é oferecido nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia, atualmente administrada por uma Organização Social de Saúde e o retorno tem sido extremamente positivo. Agora, começamos este serviço na rede por meio da COT. Nas próximas semanas ele será expandido para as UPAs Vila Rezende e Piracicamirim, e progressivamente implantado nos departamentos de atenção básica e secundária, por exemplo”, afirmou.
A Superintendência de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde reforça que, a partir de agora, o atendimento nas suas unidades – COT e UPAs – será exclusivamente regido pela classificação de riscos baseado no Protocolo de Manchester – preconizado pelo Ministério da Saúde –, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul), onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves e não prioritários. “Isso é importante para conseguir atender aos casos mais urgentes, uma vez que cerca de 80% do nosso atendimento é azul, ou seja, sem risco”, completou Koga.
O secretário de Saúde também reforçou que, devido à mudança para os novos programas, inicialmente, o atendimento pode ser menos célere. “Essa alteração, no início, pode trazer certa lentidão do sistema e devido à pouca prática dos servidores com essa novidade. Apesar disso, acreditamos que até o final do próximo mês tudo já esteja implementado e funcionando de forma a agilizar e facilitar o atendimento à população”.
PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos na região central para cadastramento: na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. No Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h. Até o final de dezembro, as equipes de cadastramento também estão no Terminal de Ônibus do Vila Sônia (TVS), das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados, exceto feriados. As equipes também estão no Crab Vila Sônia, das 13h às 16h, para entrega de cartões e novos cadastros. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.