Ponto volante de vacinação contra a gripe está localizado no T2 do Centro Cívico até amanhã, dia 27

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) termina nesta sexta-feira, 28/06. Em Piracicaba, já foram imunizadas 76.694 pessoas contra a doença até segunda-feira, 24/06. A ação, iniciada em março, foi prorrogada no último dia 03/06 pelo Estado para que mais pessoas possam receber o imunizante disponível para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade.

Hoje, quarta-feira, 26/06, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para aplicação de doses da vacina contra a gripe no guichê de atendimento no Térreo 2 do Centro Cívico, onde servidores e população interessada puderam receber gratuitamente o imunizante até às 15h30. A ação também está prevista para acontecer amanha, quinta-feira, 27/06, das 8h30 às 15h30.

O prefeito Luciano Almeida também recebeu uma dose do imunizante na manhã de hoje, para incentivar a população e os servidores a se vacinarem. “É muito importante tomar a vacina para prevenir da gripe. A campanha está chegando ao fim nesta semana, porém, é importante destacar que as doses que sobrarem ficarão disponíveis em todas as unidades de saúde. Então, se por algum motivo não for possível recebê-la agora, a pessoa poderá, ainda, procurar sua unidade de saúde para se vacinar”, destacou.

Prefeito Luciano Almeida recebeu dose de vacina contra a gripe em ponto volante instalado no T2 do prédio do Centro Cívico

Para receber o imunizante, que este ano é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil –, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. Durante a semana, vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

De acordo com o Departamento de Imunização do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha (23/03), até segunda-feira (24/06), foram aplicadas 76.694 doses na cidade; entre os grupos prioritários, já foram imunizados: 29.811 idosos (cobertura vacinal de 40,05%); 8.798 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (36,39%); 729 gestantes (20,39%); 46 puerpéras (7,83%); e 3.610 trabalhadores da Saúde (22,80%).

Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pelo Departamento de Imunização, afirmou que o resultado está abaixo do esperado. “As pessoas precisam saber que a imunização é importante e devem ir até uma unidade de saúde para recebê-la. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves”, disse.

A enfermeira também recomenda que os grupos mais vulneráveis à complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais procurem os postos de vacinação. “Quem não tomou a sua dose, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. A vacina é muito importante para proteger a população e evitar o aumento da incidência da doença na cidade”, enfatizou Cibele.