Indicadores do Todos Pela Educação apontam Piracicaba acima da média estabelecida para 2017
O movimento Todos Pela Educação divulgou no último dia 18/01, estatística sobre o aprendizado dos alunos nos municípios brasileiros, com base em dados do ano de 2015. Conforme os resultados, Piracicaba atingiu em 2015 o índice previsto para 2017, ou seja, indicador de qualidade com dois anos de antecedência. Os dados fazem parte do monitoramento da meta 3 do programa Todos pela Educação (todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano). O levantamento foi realizado com base nas avaliações da Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2005 a 2015. A Prova Brasil é um sistema nacional de avaliação da educação básica, realizado a cada dois anos no país.
O movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno do 5º ano do ensino fundamental que atinge ou supera as pontuações 200, em língua portuguesa, e 255 em matemática, no Saeb.
Piracicaba vem aumentando significativamente o percentual de alunos da rede pública do 5º ano que tiveram pontuação acima de 200 pontos na Prova Brasil, tanto em português, quanto em matemática.
Em 2013, a meta estabelecida pelo movimento Todos pela Educação para língua portuguesa era de 58,3%, ano em que Piracicaba atingiu 61,7%. Em 2015 a meta era de 62,8% e a cidade alcançou 67,1% pontos percentuais. Com isso, atingiu, com dois anos de antecedência, a meta estabelecida para 2017 na rede pública da cidade que é de 67,1%.
Em matemática, a meta estabelecida pelo programa em 2013 era de 48,3%. Neste mesmo ano, Piracicaba atingiu 61,3%. Em 2015, o percentual da cidade foi de 63,4%, ultrapassando a meta estabelecida para o ano, que era de 54,8%. Com isso, o município também já passou a meta instituída para 2017 que é de 61,2%.
A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, e o prefeito Barjas Negri atribuem o avanço do aprendizado dos alunos do 5º ano da Rede Municipal aos investimentos que o ensino público de Piracicaba tem recebido nos últimos anos, principalmente na valorização do professor. “O governo tem oferecido gratuitamente aos docentes da rede municipal cursos, capacitações, treinamentos e até mesmo especializações em universidades públicas conceituadas. Todo o conhecimento adquirido tem dado resultado em sala de aula. A didática dos professores e a ampliação do saber tem ajudado no desempenho dos alunos”, justifica Barjas.
Angela destaca os avanços constantes na educação infantil da Rede Municipal, propiciando melhor desenvolvimento cognitivo e social das crianças que têm entrado no ensino fundamental. “O desenvolvimento de programas como o Ler e Escrever na rede pública da cidade, o apoio para programas de especialização do corpo docente, assim como a oferta de cursos de extensão, qualificação, oficinas e outros, aquisição de livros e material didático, com destaque para o relevante trabalho do corpo de professores, coordenadores, supervisores, formadores das equipes dirigentes e de planejamento, contribuíram também para o avanço”, exemplifica.
IDEB EM PIRACICABA – Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) confirmam a crescente trajetória da qualidade do ensino fundamental público em Piracicaba. A média do IDEB em Piracicaba, em 2017, era de 4,6, cresceu para 5,6 em 2009, foi de 5,9 em 2011, cresceu para 6,3 em 2013 e alcançou 6,5 em 2015. Valor que supera a meta projetada pelo MEC (Ministério da Educação) para a cidade em 2019. “Este avanço atesta a qualidade do sistema municipal de ensino fundamental. O crescimento do IDEB médio municipal foi de 38,3% de 2005 a 2015”, afirma a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.
