Mais de 400 beneficiários da Assistência Social foram certificados entre os meses de janeiro e outubro deste ano, possibilitando o ingresso ao mercado de trabalho e empreendedorismo. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promoveu cursos de qualificação em parceria com o Senai, Sebrae, Unimep e Fumep (Fundação Municipal de Ensino).
Os cursos ofertados foram de hidráulica residencial, modelagem industrial de moda infantil, costura em máquina reta e overloque, eletricista, almoxarife, garçom, recepcionista de eventos, cuidadores de pessoas idosas, cabeleireiro, informática, desenvolvimento de soft skills, empreendedorismo e inovação, atendimento ao público, finanças, entre outros. As aulas foram realizadas nas unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), instalações da Smads, escola móvel do Senai e na Fumep.
Magna Alves Pereira, 51 anos, faz parte do Programa de Auxílio Emergencial Frente de Trabalho e participou de cursos na Fumep. Está em processo de contratação efetiva como copeira. “Este trabalho foi alinhado pela Coordenadoria de Inclusão Produtiva e estou muito feliz. Graças à profissionalização, hoje conquistei um emprego, com carteira assinada e tudo o mais”, contou.
Clayton Santos Silva, coordenador de Inclusão Produtiva explica que o objetivo das ações é apoiar o desenvolvimento profissional dos beneficiários de programas de transferência de renda, favorecendo a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.
Além das possibilidades de contratação, há também aqueles como Maria Helena Rodrigues, de 54 anos, que participaram dos cursos e atuam na área do empreendedorismo. “Nunca havia operado uma máquina de costura antes, mas as aulas no curso de costura reta e overloque me ensinaram a lidar com ela e me permitem trabalhar com reparos e modelagem, como um empreendimento inicial”, disse Maria Helena.
CURSOS GRATUITOS – Estão abertas até o dia 11/11, as inscrições para o curso de eletricista predial, com técnicas para execução e montagem de circuitos elétricos prediais. Os interessados, com idade a partir dos 18 anos e ensino fundamental I completo podem se inscrever diretamente no Centro Comunitário do Jupiá (rua Humberto Provenzano, s/n.º), onde ocorrem as aulas de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.
Além disso, há vagas nos cursos de desenvolvimento de soft skills e preparação para acesso e permanência no mercado de trabalho, na Fumep. Mais informações: (19) 98392-1334.