A imagem mostra uma pessoa despejando água para coar o café. A pessoa está vestindo uma camisa de jeans azul e parece estar em uma cozinha ou café, sugerido pela presença de recipientes de aço inoxidável e o que parece ser uma tampa de plástico verde ao fundo.
Magna Alves Pereira, 51 anos, está em processo de contratação efetiva como copeira

Mais de 400 beneficiários da Assistência Social foram certificados entre os meses de janeiro e outubro deste ano, possibilitando o ingresso ao mercado de trabalho e empreendedorismo. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promoveu cursos de qualificação em parceria com o Senai, Sebrae, Unimep e Fumep (Fundação Municipal de Ensino).

Os cursos ofertados foram de hidráulica residencial, modelagem industrial de moda infantil, costura em máquina reta e overloque, eletricista, almoxarife, garçom, recepcionista de eventos, cuidadores de pessoas idosas, cabeleireiro, informática, desenvolvimento de soft skills, empreendedorismo e inovação, atendimento ao público, finanças, entre outros. As aulas foram realizadas nas unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), instalações da Smads, escola móvel do Senai e na Fumep.

Magna Alves Pereira, 51 anos, faz parte do Programa de Auxílio Emergencial Frente de Trabalho e participou de cursos na Fumep. Está em processo de contratação efetiva como copeira. “Este trabalho foi alinhado pela Coordenadoria de Inclusão Produtiva e estou muito feliz. Graças à profissionalização, hoje conquistei um emprego, com carteira assinada e tudo o mais”, contou.

Clayton Santos Silva, coordenador de Inclusão Produtiva explica que o objetivo das ações é apoiar o desenvolvimento profissional dos beneficiários de programas de transferência de renda, favorecendo a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.

Além das possibilidades de contratação, há também aqueles como Maria Helena Rodrigues, de 54 anos, que participaram dos cursos e atuam na área do empreendedorismo. “Nunca havia operado uma máquina de costura antes, mas as aulas no curso de costura reta e overloque me ensinaram a lidar com ela e me permitem trabalhar com reparos e modelagem, como um empreendimento inicial”, disse Maria Helena.

CURSOS GRATUITOS – Estão abertas até o dia 11/11, as inscrições para o curso de eletricista predial, com técnicas para execução e montagem de circuitos elétricos prediais. Os interessados, com idade a partir dos 18 anos e ensino fundamental I completo podem se inscrever diretamente no Centro Comunitário do Jupiá (rua Humberto Provenzano, s/n.º), onde ocorrem as aulas de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.

Além disso, há vagas nos cursos de desenvolvimento de soft skills e preparação para acesso e permanência no mercado de trabalho, na Fumep. Mais informações: (19) 98392-1334.