A Prefeitura inaugurou oficialmente na tarde da última sexta-feira (23), a escola de educação infantil do bairro Serra Verde, na região do Alvorada. A unidade atende 107 alunos, de 0 a 5 anos. O evento contou com participações do prefeito Barjas Negri, o secretário de Educação, Gabriel Ferrato, secretários municipais, o vereador João Manoel do Santos, pais de alunos e professores.
A construção da escola contempla antiga reivindicação dos moradores daquela região que passarão a ter uma unidade escolar com ótima infraestrutura mais próxima de suas casas. Esta unidade integra o pacote de investimentos anunciados pelo prefeito Barjas Negri, na área de educação infantil, que propõe aumento significativo de vagas nas creches em todas as regiões da cidade.
Uma das pessoas mais entusiasmadas com a construção da escola é a diretora da unidade. Lembra que ter uma unidade infantil era um dos sonhos antigos da comunidade. “A concretização da obra põe fim ao drama dos pais dos alunos que precisam levar as crianças para estudar no Jardim Oriente ou Alvorada. E estou feliz por dirigir esta coluna, que conta com ótima estrutura e excelentes professores.
O vereador João Manoel ressaltou que agora a comunidade terá uma escola de excelente estrutura. “O Serra Verde tem recebido toda atenção da administração, com investimentos e intervenções importantes, como as construções da ponte ligando o Serra Verde ao Alvorada, a sede do Programa da Saúde da Família e o centro de lazer com iluminação. Todo este conjunto valoriza esta região e melhora a qualidade de vida da população”.
Gabriel Ferrato, afirmou que ao entregar mais uma escola infantil, se reduz a demanda por vagas nas escolas municipais. Lembrou que desde 2005 até hoje, a atual dobrou o número de vagas na educação infantil. “Portanto, estamos caminho com passos firmes para atender a necessidade de demanda das mães e a perspectiva e que no próximo ano, novas escolas serão inauguradas, aumentando consideravelmente o número de vagas”.
Ferrato observou que o modelo da escola do Serra Verde é padrão utilizado pela Secretária de Educação nas construções das unidades. “Agora se tem um padrão arquitetônico de engenharia adequado para cuidar e educar as crianças, com espaço físico adequado. Aliado a tudo isso se tem qualidade dos profissionais, que são professores formados em educação infantil”.
O prefeito destacou que a construção da escola no Serra Verde completa a oferta de vagas no ensino infantil. “É um empreendimento importante para atender 154 crianças de 0 a 5 anos. Esta visita serviu para abrir as instalações para os pais, porque o bom funcionamento do estabelecimento depende também do envolvimento da comunidade, para ajudar na conservação deste equipamento educacional”.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Barjas Negri e o secretário Gabriel Ferrato, anunciaram o pacote de investimento social para o Ensino Infantil com geração de 1.240 novas vagas, reservando R$ 7,6 milhões para a construção de oito novas escolas de Educação Infantil.
A meta nesta gestão é gerar 4.000 novas vagas nas escolas de Educação Infantil, número igual à sua primeira Administração. Para cumprir a proposta de governo e atender à demanda de crianças, Barjas autorizou o início da construção de seis novas creches nos bairros Terra Rita, Vila Monteiro, Dona Mimi (Centro), Glebas Califórnia, Jardim São Luiz/Sônia e Santa Rica/Avencas. O investimento social nessas obras, que vão gerar 853 novas vagas, é de R$ 4,863 milhões.
A proposta da Administração é permitir que as crianças sejam atendidas cada vez mais próximas de suas casas, facilitando a vida diária e até gerando economia para dezenas de mães e pais.