Vista aérea do Parque da Rua do Porto
Nova iluminação do Parque da Rua do Porto: licitação vai modernizar mais de 55 pontos na cidade

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), abriu licitação para modernização e manutenção da iluminação em toda a cidade. Ao todo, 55.832 pontos serão atendidos com iluminação em tecnologia LED.

As novas luminárias de LED devem ser de 60, 120 ou 180 watts, a depender dos locais onde serão instaladas. Do total de pontos, serão atendidos 2.900 novos, sendo 1.400 em praças e 1.500 em vias públicas (ruas e avenidas).

O investimento previsto de toda a modernização é de R$ 73 milhões, sendo R$ 25 milhões por meio do programa Desenvolve SP, R$ R$ 30 milhões por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento Básico) e R$ 18 milhões do Tesouro Municipal (recursos municipais).

De acordo com o edital, os novos conjuntos de iluminação pública a serem instalados no sistema viário do município deverão ser com luminárias de tecnologia a LED (Diodo Emissor de Luz), em substituição aos atuais conjuntos de iluminação pública que são com luminárias com lâmpadas de tecnologia a vapor de sódio a alta pressão. O novo sistema de iluminação pública a LED a ser implantado deverá proporcionar uma redução de consumo de energia elétrica acima de 50%, garantindo, assim, a eficiência energética.

Vista aérea do gramado do Parque da Rua do Porto
Parque da Rua do Porto ganhou lâmpadas LED: investimento em eficiência energética

A empresa contratada será responsável em efetuar a retirada completa de todos dos conjuntos de iluminação pública a vapor de sódio atualmente instalados em postes da CPFL e também a retirada completa de todos os conjuntos de iluminação pública a vapor metálico atualmente instalados em postes de concreto e postes metálicos ornamentais da Prefeitura. São compostos por luminárias convencionais de linha pública, luminárias decorativas tipo globo e projetores instalados em praças, parques e jardins.

EM TEMPO REAL – Ainda segundo a Semozel, entre esses 55 mil pontos, 3.000 terão telegestão, com monitoramento e controle remoto, que possibilita verificação em tempo real para dimerizar (fazer a regulagem da luz emitida), ligar, desligar e ainda medir consumo de energia. Esses 3.000 pontos com telegestão serão instalados nas principais avenidas, como Independência e Armando de Salles Oliveira.

As empresas interessadas no certame podem enviar as propostas até as 13h30 do dia 13/09; o edital completo (38/2023) pode ser acessado na íntegra na área de Editais, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br). O critério de julgamento é por menor preço global e o prazo contratual é de 36 meses, contados da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

Palavras-chave: iluminação, pública, parque