Ilumina e Saúde realizam Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer
.jpeg)
Durante os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Associação Ilumina e a Secretaria de Saúde promovem a 10ª edição da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesse ano estão sendo realizados durante o evento 220 mamografias – para diagnóstico precoce do câncer de mama, 100 exames de sangue oculto nas fezes – para prevenção do câncer de intestino, 100 exames de Raio X – para prevenção e diagnóstico precoce de câncer no pulmão, 150 exames de PSA e agendamento de consulta com o urologista, ambos para detecção do câncer de próstata. Mas será disponibilizada estrutura para a realização de 200 consultas odontológicas, com o objetivo de encontrar sinais do câncer de boca.
A ação acontece na Estação Paulista, em Piracicaba, e conta com uma carreta cedida pelo Hospital do Câncer de Barretos para o diagnóstico do câncer de mama, parceria com a Uniodonto, para as consultas de boca. Para facilitar o acesso da população, ainda será disponibilizado um ônibus para o transporte gratuito dos pacientes do Terminal Central de Piracicaba à Estação Paulista.
Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a pareceria com a Ilumina é fundamental para ampliarmos os serviços de atendimento à comunidade, visando a prevenção a vários tipos de câncer. “O trabalho em conjunto permite um grande avanço no serviço público e dá força à prevenção em saúde, que deve ser a base para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
.jpeg)
"Comemoraremos uma trajetória de dez anos dessa campanha com mais de 500 atendimentos, entre exames e consultas, além de atingirmos um número ainda maior de pessoas com palestras e orientações. Nossa meta é propiciar ferramentas para diagnóstico e tratamento precoces do câncer, trazendo mais esperança e força para os pacientes que lutam contra a doença", conta a médica Adriana Brasil, fundadora da Associação Ilumina.
.jpg)
Os pacientes diagnosticados durante a Campanha serão acompanhados pela equipe da Associação Ilumina nas atividades do dia-a-dia, cujos parceiros permanentes são: Unimed, Sicoob, Secretaria de Saúde, Hospital de Câncer de Barretos, Aquarela, Fractal e Lions.
.jpg)
Programação de Amanhã
01/11 – Quarta-feira
9h – Dr. Rodrigo Gonçalves, cirurgião dentista – Tema: Prevenção do Câncer de boca.
10h- Dra. Gabriela Mosca Mota, psicóloga – Tema: Cabeça e pescoço associado ao projeto antitabagismo da Associação Ilumina – TAB.
11h- Sra. Morgana Romero Santos, enfermeira – Tema: Prevenção do Câncer de mama.
Serviço:
10ª Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer
Quando: 31 de outubro e 1º de novembro
Horário: 8h às 17h no dia 31/10 e das 8h às 12h no dia 01/11
Local: Avenida Doutor Paulo de Morais, 1423 – Estação Paulista
O que: realização de exames e consultas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, próstata e boca.
