III Salão de Aquarelas abre nesta sexta (31) na Pinacoteca

Exposição fica aberta até o dia 30 de abril

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra abre nesta sexta-feira (31), às 20h, a terceira edição do SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba). Único salão dedicado exclusivamente à técnica da Aquarela, o evento reunirá 94 obras assinadas por 95 artistas. O SAP é uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A exposição funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, das 14h às 18h, com entrada gratuita. A Pinacoteca fica na rua Moraes Barros, 233, Centro.

De acordo com a secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese, o SAP tem ganhado dimensão e representatividade crescentes no cenário da arte aquarelista. “Temos acompanhado uma evolução no número de trabalhos inscritos. Em 2016, de 234 obras enviadas, demos um salto para 317 este ano. Isso evidencia o quanto Piracicaba tem ganhado os 'holofotes' da comunidade de artistas plásticos, que veem em Salões como o de Aquarelas, de Arte Contemporânea e de Belas Artes uma vitrine importante para sua produção”, disse ela.

As obras premiadas foram definidas pela Comissão de Seleção e Premiação, composta por Laurentino Monteiro Filho (artista plástico de Paraty/RJ) e os artistas plásticos paulistanos especializados em Aquarelas Gonzalo Ivar Cárcamo Luna e Eduardo Bajzek Barbosa. O Salão de Aquarelas de Piracicaba 2017 contou com os patrocínios da Unimed Piracicaba, Escola Bauhaus Brasil, Fundiart, Grupo Bom Jesus e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e apoio cultural da Koralle Pintura e Desenho, Hotel Center Flat, Pintar! Materiais Artísticos, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal de Piracicaba:

"O novo Ofício – compartilhando a experiência I", de André Rodrigues da Silva;

"A força do elemento 1", de Renato Palmuti;

"12", de Ari de Goes Júnior;

"Mr. Hanz", de Leonardo Dolfini e;

"Calça Vermelha" e "Do Parapeito", de Talita Albuquerque Hayata.

Prêmio Aquisitivo UNIMED:

"Arredores de La Corunha", "Sitio Burle Marx" e "Praia do Abraão", de João Pedro da Costa;

"Tieta" e "Nuvem Carregada", de Virginia Margaret Burtscher Welch.

Prêmio Aquisitivo BAUHAUS Brasil – Piracicaba

"Atacama, Puebelo de Machuca, I", "Atacama, Puebelo de Machuca, II" e "Atacama, Valle Del Arcoíris", de Maria Rita Almeida Correa.

Prêmio CAPA (inédito da edição 2017):

"O novo Ofício – A atenção com o aprendiz I", de André Rodrigues da Silva

Prêmio Medalha “Miguel Dutra”

"Meninos de Varanasi", "Mulher sobre rocha", "Retrato de Idoso", "Retrato de Negro" e "Moça com óculos escuros", de Marcos Namba Beccari.

Prêmio KORALLE

"Gaúchos tocando manada em açude" e "Gaúcho tocando ovelhas", de Alice Maria Dreher Hansen

Prêmio PINTAR

"São Paulo – 710201", de Lilian Waleska Farinazzo Vitral Arbex

Menção Honrosa pelo Conjunto das Obras:

Luiz Gobeth Filho

Carlos Avelino Santos do Reis

Carmelo Gentil Filho

Carlos Guilherme da Silva Laurentys Medeiros – pela obra "Edifícios gemêos"

Elisabeth Laky Gatti

A comissão organizadora do III SAP ficou sob responsabilidade da arte-educadora Sara Rodrigues Pinotti; o artista plástico presidente da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) João Benatti; o artista plástico integrante do grupo Caipiras do Plain Air, Carlos Luiís Valério; o designer gráfico Fábio D´Abronzo Rontani e o diretor da Pinacoteca Municipal Eduardo Borges de Araújo.