Com o objetivo de ampliar o debate sobre medidas socioeducativas, na segunda-feira, dia 12/08, acontece o II Seminário de Medida Socioeducativa, com abordagem na rede de proteção a adolescentes e jovens. O evento será realizado das 13h às 17h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/3fs8RY7xZDuesT9t7.
A ação contará com intervenções culturais, apresentação audiovisual de atividades do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (L.A.) e de Prestação de Serviços à Comunidade (P.S.C.) em Piracicaba, palestras e a participação de representantes da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, Fundação Casa, entre outros.
A primeira palestra, ministrada por Lucas Souza de Carvalho, educador social, com formação em Psicologia e especialização em Acompanhamento Terapêutico, abordará o tema Cidades em conflito com as leis e as juventudes. A segunda terá Sérgio Vaz, autor de nove livros, poeta, agitador cultural e co-fundador do Sarau Cooperifa falando sobre o projeto Poesia contra Violência que percorre escolas públicas promovendo recitais e bate-papos sobre poesia e incentivo à leitura.
As intervenções serão realizadas por adolescentes que já encerraram a medida socioeducativa, baseadas em apresentação musical de composição própria e de ginástica com a música Enquanto houver sol, do Titãs.
Daniele Bonfin, coordenadora do Seame explica que o evento será um canal de comunicação para a rede socioassistencial, envolvendo a Proteção Social Básica e a média e alta complexidade que atendem adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos, além de possibilitar aos adolescentes e jovens que já encerraram a medida socioeducativa, o desenvolvimento de novas habilidades e o estabelecimento da autoconfiança.
O seminário é realizado pelo Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (Seame), parceiro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) na execução do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) em Piracicaba.