Portal do Município de Piracicaba

II Fórum Municipal de Pessoas em Situação de Rua debate políticas públicas

Por Comunicação Social / Publicado em 21/08/2015
Tempo de leitura: 4 minutos.

Mais de 150 pessoas participaram na tarde de hoje (21), no anfiteatro do Centro Cívico, do II Fórum Municipal de Pessoas em Situação de Rua de Piracicaba. O evento sediou as discussões de propostas para viabilizar os serviços destinados à população em situação de rua.

Na oportunidade, o prefeito Gabriel Ferrato anunciou a implantação do Consultório de Rua e falou sobre a contratação de mais profissionais para a atuação no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), voltada à população de rua com transtorno mental. O evento contou ainda com o lançamento do livro “Caminhos, histórias de vida”, publicado por estudantes do curso de psicologia da Unimep em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O livro trata de relatos de vida, de usuários do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos.

Durante a realização do II Fórum Municipal, os participantes acompanharam a palestra “Um olhar atento para a Rede de Atenção à População em Situação de Rua”, ministrada pela consultora autônoma da SoisUno, Marina Moreto, que respaldou as discussões dos grupos de trabalho divididos pelos subtemas: Assistência Social, Trabalho e Emprego; Cultura e Educação; Desenvolvimento Urbano e Habitacional; Saúde e Segurança Alimentar.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social Eliete Nunes, a ideia deste evento foi discutir a intersetorialidade. “Este é momento importante já que demandas complexas exigem atuações integradas”, ressaltou.

Após as discussões onde foram geradas as propostas, integrantes do Poder Público e Sociedade Civil se reuniram para a elaboração de um documento com novas alternativas de aperfeiçoamentos das políticas públicas para a população em situação de rua.

Atualmente a Semdes oferta os serviços do Centro Pop, Casa de Passagem, Albergue Noturno, Núcleo de Apoio Social além do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), à população de rua.

“Caminhos, histórias de vida”

O livro Caminhos, histórias de vida, traz relatos de pessoas que fizeram das ruas um espaço de moradia e/ou sobrevivência mas que hoje, estão acolhidos no Núcleo de Apoio Social “Novos caminhos”. Essas pessoas perderam totalmente o vínculo afetivo com familiares e sociedade.

Os relatos foram colhidos por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e o material, produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Cada capítulo intitulado com nome fictício conta a história de vida de um indivíduo que morou nas ruas, sobreviveu e atualmente é atendido no serviço que atua em regime de moradia transitória, para a população em situação de rua (homens, mulheres e idosos em situação de rua ou abandono), com faixa etária igual ou superior a 18 anos, até que seja realizada a reintegração familiar, a autonomia ou até mesmo, a reinserção comunitária.

Durante o acolhimento no NAS, os usuários recebem atendimento psicossocial, encaminhamentos e orientações para a rede socioassistencial e demais políticas públicas necessárias, sempre visando estimular as potencialidades de cada indivíduo.

Além das atividades internas e externas, são oferecidas alimentação, higiene pessoal, vestuário, dormitórios e biblioteca.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.