II Feira da Sustentabilidade é aberta no bairro Monte Alegre
Como posso melhorar o mundo? Esta pergunta ecoou durante a abertura da II Feira da Sustentabilidade, na manhã de hoje, 14. A resposta de cada participante sintetizou que tudo é possível por meio de ações coletivas ou individuais. E quem deseja conferir as novidades que já estão sendo implantadas nos mais diversos setores pode visitar o evento na Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP), até sábado. Todas as informações estão no site www.feiradasustentabilidade. A entrada é gratuita.
O prefeito Gabriel Ferrato foi um dos convidados para a cerimônia de abertura. Ferrato falou sobre as ações de sustentabilidade realizadas no município durante sua gestão, como a marca dos 100% de coleta e tratamento de esgoto, a exposição ambiental, realizada a cada dois anos, além da construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR). Com a CTR, destacou o prefeito, Piracicaba é a primeira cidade a atender plenamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com tecnologia utilizada nos países de primeiro mundo.

Para Mônica Cabello de Brito, coordenadora geral da II Feira da Sustentabilidade, o evento é uma realidade a partir da colaboração dos patrocinadores e mais de 80 parceiros, com serviços e produtos em prol do mundo melhor. "Quando pensamos em sustentabilidade incluímos resíduos transformadores, ações emocionais e democráticas que podem ajudar o próximo", disse.
Renato Oliani, gerente adjunto do Sesc, apoiador cultural, comentou o incentivo da instituição à Feira. Já Neto Mello, gerente de Relações Instituições de Oji Papéis Especiais, comparou a felicidade com a sustentabilidade. "Uma é consequência da outra quando promovem a melhoria de todos. Segundo ele, a sustentabilidade está entre os quatro valores da empresa no mundo para atingir o coletivo".
A abertura da II Feira da Sustentabilidade também contou Paulo Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). "A educação ambiental deve começar pelas crianças, pois elas estão vivendo uma nova consciência e isso refletirá no futuro. Também incentivamos a parte ambiental das nossas empresas associadas".
Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, destacou a necessidade da preservação do solo como base da sociedade saudável e Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), explicou que 70 famílias são sustentadas pela coleta seletiva local.
ATIVIDADES – A II Feira da Sustentabilidade conta com soluções para economia de água e energia, madeira plástica, tecidos sustentáveis, tecnologias ambientais para construção civil entre outros produtos e serviços. A programação inclui palestras, gastronomia, intervenção musical, minicursos, exposições, Espaço Modelo e mais de 50 atividades.
Até sábado, contará com 14 escolas e grupos monitorados, 14 minicursos, quatro mesas-redondas, 32 estandes com produtos sustentáveis e um espaço demonstrativo. A área de alimentação tem seis food trucks, uma cantina e uma cafeteria com opções saudáveis, todas comercializadas. O funcionamento é: dias 14 e 15, das 9h às 19h, e dia 16, das 9h às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
INSCRIÇÕES – Toda a programação está no site www.feiradasustentabilidade.com.br. Quem se cadastra por e-mail recebe as informações completas. Com vagas limitadas, para participar das atividades paralelas, como palestras e minicursos, por exemplo, é necessário chegar com 20 a 30 minutos de antecedência na Casa do Marquês e indicar o interesse. A entrada é por ordem de chegada.
SERVIÇO – II Feira da Sustentabilidade Compartilhando novas leituras e inspirações
Data/horário: dias – 14 e 15, das 9h às 19h; 16, das 9h às 17h. Na Casa do Marquês, bairro Monte Alegre, Piracicaba (SP) – Avenida Comendador Pedro Morganti, 4.970.
