O artigo 100 Anos do Grupo Dedini – título de capa assinado pelas jornalistas Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto – abre a 26ª revista publicada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), referente aos anos 2020-2021. A edição será lançada oficialmente na quinta-feira, 02/12, às 19h, no anfiteatro do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, com exemplares distribuídos gratuitamente a todos os interessados.
"O evento encerra com chave de ouro a agenda de publicações do IHGP deste ano. Muitos contratempos ocorreram neste período devido à pandemia de Covid-19. Mas tivemos o privilégio imenso de sobreviver ao drama sanitário, o que temos muito a agradecer. Com a perseverança dos nossos associados e colaboradores, chegamos então a este resultado", afirma o presidente da entidade, Pedro Vicente Ometto Maurano.
"Este ano, pudemos também trazer a público outras quatro obras relevantes: Dos Solos de Piracicaba às Terras da Amazônia – Vida e Trajetória de um Cientista, sobre o professor da Esalq Guido Ranzani, escrita pelo atual secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz; Somos Todos Iguais – Cemitério da Saudade, Piracicaba-SP, dos professores de História Mauricio Fernando Stenico Beraldo e Paulo Renato Tot Pinto; Circo do Veneno, de Diógenes Donizete Moreira (Rico Veneno) e A Escola Naturalista de Pintura de Piracicaba, com texto do médico e marchand Umberto Silveira Cosentino, apresentada e comentada por Marcelo Batuíra Losso Pedroso", observa Maurano.
IHGP lança sua 26ª revista no Museu Prudente de Moraes- Foto Bolly Vieira
A 26ª Revista do IHGP conta também com artigos de diversos colaboradores: Pedro Vicente Ometto Maurano, Marly Therezinha Germano Perecin, Carolina Martin, Palmiro Romani, Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, Waldemar Romano, Armando Alexandre dos Santos, Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho, Ivana Maria França de Negri, Marcelo Bandeira, Sara Rodrigues, Adolpho Queiroz, Cecílio Elias Neto, Helder Prado e Aracy Duarte Ferrari.
Trata-se de uma revista abrangente, que aborda as mais diversas temáticas referentes à história de Piracicaba, em seus aspectos econômico, social, cultural, educacional, político e memorialístico. "Esta é a missão do IHGP: estimular nossos intelectuais e pesquisadores para que mantenham viva a história da cidade. Com empenho, temos sustentado essa chama acesa expressa por mais uma bela revista", explica Maurano.
A obra é apresentada pela ex-presidente do IHGP Valdiza Maria Capranico, uma vez que se refere a material que não pode ser lançado no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus. "O nosso Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba viveu o ano de 2020 entre a perplexidade a pandemia e o repensar sobre seu próprio futuro. Afastados do convívio social, nem assim deixamos de nos empenhar pela consolidação do projeto de recuperar parcelas da história da nossa cidade", explica Valdiza, para deixar registrado o drama do período pandêmico que se estendeu por todo 2021 e atrasou, mas não impediu a força criadora dos colaboradores da instituição.
SERVIÇO – Lançamento da Revista n° 26 do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Quinta, dia 02/12, às 19h, no Anfiteatro do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes localizado, rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069. Gratuito. O evento seguirá todos os protocolos sanitários vigentes. É obrigatório o uso de máscara.