Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Idosos do CCInter vivenciam experiência lúdica sobre o tempo na Pinacoteca Municipal

Parceria entre a Secretaria de Cultura e Secretaria de Saúde reuniu cultura, cinema e debate para estimular a memória e a percepção dos idosos

Por CCS / Publicado em 21/03/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Pessoas de diferentes idades, muitas vestindo camisetas verdes, formam um círculo dentro de uma galeria de arte. O espaço tem paredes brancas, chão de cimento polido e quadros expostos.
Idosos do CC Inter durante a visita a Pinacoteca

A Secretaria de Cultura de Piracicaba, por meio da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) e a Secretaria de Saúde, realizou na hoje, quinta-feira, 20/03, a Vivência lúdica Tempo Leve – Leve o Tempo. A iniciativa teve como público-alvo os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCInter), proporcionando uma experiência reflexiva e sensorial sobre o conceito de tempo.

A atividade começou com a exibição do clássico do cinema O Vagabundo, de Charles Chaplin, na Pinacoteca Municipal. A partir do filme, foi promovida uma roda de conversa conduzida pela educadora Julia Giannetti e pelo psicólogo Paulo Carreira, do Centro de Reabilitação Piracicaba (CER II). A proposta estimulou a percepção e a memória dos participantes, trazendo reflexões sobre a passagem do tempo de forma leve e interativa.

Um grupo de pessoas, muitas vestindo camisetas verdes, assiste a um filme em preto e branco projetado na parede de uma sala iluminada. Algumas pessoas estão sentadas, enquanto outras estão ao fundo
Exibição do clássico do cinema O Vagabundo, de Charles Chaplin, na Pinacoteca Municipal

“Desde o ano passado, temos trabalhado para que a Pinacoteca seja um espaço de inclusão e interação com a arte”, afirma Élide Fernanda de Almeida Leite Guimarães, coordenadora do Programa de Ações Culturais. “Sob a coordenação da assessora Renata Gava e com o esforço de toda a equipe, buscamos ir além da contemplação passiva, estimulando a ocupação do ambiente e incentivando o envolvimento ativo dos participantes com diferentes formas de expressão artística. Cada experiência vivida aqui abre um universo de descobertas e proporciona momentos de enriquecimento pessoal e coletivo.”

A ação reforçou o compromisso da Prefeitura de Piracicaba em oferecer atividades culturais e inclusivas que promovam o bem-estar da população idosa, incentivando o diálogo e o fortalecimento de vínculos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.