Rede de ensino do município já supera meta prevista para o ano de 2021.
A Secretaria Municipal de Educação acaba de receber uma boa notícia: as escolas municipais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que atendem do primeiro ao quinto ano, frequentadas por crianças de 6 a 10 anos de idade, apresentaram mais um significativo avanço no indicador IDEB do Ministério da Educação (MEC). O IDEB é medido a partir da combinação do resultado individual obtido pelos estudantes na Prova Brasil – que avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática – com a taxa de aprovação das escolas.
Das 32 escolas municipais avaliadas, 15 delas ficaram acima da média 6.0 prevista para ser alcançada pelas unidades de ensino do país, somente em 2021. O índice 6.0 é equivalente ao que países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atingem hoje. Das 10 primeiras colocações, oito são escolas municipais. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) “Joaquim Carlos Alexandrino de Souza” se destaca nesta avaliação, obtendo média 5.7 em 2007; 7.0 em 2009 e em 2011(atual) 7.8. “É uma satisfação que não pode ser medida”, comemora a diretora Selma Aguiar.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima, as famílias piracicabanas merecem comemorar essa conquista, já que seus filhos estão tendo acesso a uma educação de qualidade crescente. “Esse resultado reflete o bom trabalho desenvolvido coletivamente e que parte de uma proposta de governo voltada à formação e ao aprimoramento profissional”. Nély destaca ainda que esse avanço reflete os grandes investimentos realizados pelo Executivo, tanto em Recursos Humanos quanto na ampliação da rede física.