Com o objetivo de discutir o combate à violência sexual e a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) promoveu o I Encontro de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu no auditório da Unimep.
O evento, que informou os dados já coletados para o Plano Municipal, também abriu espaço para convidar o público a participar da elaboração do mesmo, de forma a contribuir com experiências e sugestões relacionadas à problemática, nas comunidades.
Durante o encontro a médica legista do IML de São Paulo, Mariana Ferreira da Silva, convidada para ministrar palestra, falou sobre o universo da violência sexual contra crianças e adolescentes e sua preocupação com os números de casos atendidos diariamente. Em 24 horas, cerca de 20 vítimas vivas são atendidas.
De acordo com a médica legista, 70% dos casos de violência sexual estão relacionados a crianças e adolescentes. Desses, 88,5% meninas e 11,5% meninos. "Pelo menos 24% dos abusadores são pais, padrastos, ou amigos da família. Esses casos de abuso e violência sexual envolvem abusadores e pedófilos (tipo de transtorno)", comenta.
"É importante ter o apoio de todos os segmentos para a elaboração de um Plano Municipal de Enfrentamento eficaz com ações que previnam os casos, especialmente, de abusos sexuais", comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes.
A elaboração do Plano Municipal conta com um grupo interdisciplinar de trabalho, composto por professores comprometidos com políticas sociais públicas, profissionais do Crami e da Semdes e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As ações do Plano também devem contar com diversos e diferentes atores sociais governamentais e não governamentais, parceiros envolvidos com outros Conselhos de Direitos e Secretarias Municipais para um constante diálogo com a sociedade organizada por meio de diferentes grupos sociais.
Até o momento, o processo de elaboração possui dados insuficientes para um diagnóstico da realidade municipal. O Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Piracicaba: Responsabilidades Compartilhadas, deverá ser elaborado até o final de 2016.
Para fazer parte do grupo de elaboração, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail pmevcap2016@gmail.com, a visualização do projeto para construção do Plano, pode ser acessada no www.unimep.br/ocap