I Corrida Pela Vida acontece no domingo
Mais de mil pessoas estão inscritas para a 1ª Corrida Pela Vida que a Santa Casa de Piracicaba realiza neste domingo, 17, dentro da VI Campanha de Doação de Órgãos coordenada pela CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. A concentrarão está marcada para as 7h30 na Avenida Renato Wagner, de onde os participantes sairão para um percurso de 4km ao longo da avenida Juscelino Kubitscheck. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Trânsito e Transportes, Cultura e Turismo e Semae.
A enfermeira Jacqueline Defavari Bonilha de Moraes, coordenadora da CIHDOTT e organizadora do evento, lembra que a corrida não é competitiva. “Trata-se de um movimento em favor da vida”, pondera, lembrando que haverá premiações simbólicas, como forma de reconhecimento e gratidão a familiares que autorizaram a doação de órgãos de seus entes queridos. “A proposta é que o movimento alerte a sociedade para o impacto da doação de órgãos na vida das mais de 32 mil pessoas que aguardam na fila a espera de um transplante que possa restabelecer suas vidas”, disse ao revelar que a Santa Casa registrou a doação de 1.320 córneas e 51 órgãos nos últimos 16 anos. Ela aproveita para agradecer aos médicos e funcionários da Santa Casa que voluntariamente se dispuseram a auxiliar na organização do evento e informa que o Lar dos Velhinhos abrirá vagas para o estacionamento de 300 veículos, ao custo de R$10,00 revertidos ao próprio Lar. Outra orientação é para que os participantes cheguem ao local às 7h30 para o início das atividades, que contarão com alongamento coordenado por profissionais de educação física do Saúde Inteligente (Santa Casa Saúde) e da academia Elite. Segundo Jacqueline, o apoio concedido pela Prefeitura à 1ª Corrida Pela Vida foi imprescindível. Além do fechamento do circuito da corrida e organização do trânsito pela Semutran, o evento contará também com palco, tenda e brinquedos para crianças fornecidos pela Selam, bebedouros cedidos pelo Semae e banheiros químicos instalados pela Semactur. Help Móvel e Santa Casa Saúde também estarão presentes com ambulâncias de apoio. Para mais eficiência e tranqüilidade, os organizadores estarão identificados com bonés da Campanha e poderão ser acionados a qualquer momento pelos participantes, que contarão também com barracas para verificação da pressão arterial e glicemia, distribuição de panfletos explicativos sobre a doação de órgãos no Brasil e bexigas em forma de coração. Após a corrida, os participantes inscritos receberão frutas e água e terão massagem relaxante com fisioterapeutas do Saúde Inteligente (Santa Casa Saúde) e massagistas da Lolla Cosméticos. Para esta etapa final, a orientação é que os participantes utilizem as lixeiras que estarão estrategicamente posicionadas ao longo das avenidas, evitando o descarte irregular de resíduos em respeito ao meio ambiente. Patrocinadores: A 1ª Corrida Pela Vida conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, Câmara de Vereadores, Santa Casa Saúde, Help Móvel, Uniodonto, Toyota, Honda Aversa, Sindicato dos Bancários, Academia Elite, Itapuan Batatas, Delta Supermercado, Super Varejão Dois Irmãos, Lolla Cosméticos, Supermercado e Varejão Paraty, Harmônica Fisioterapia e Pilates, Lindágua, M2G Soluções Médicas e Odontológicas, Clínica de Anestesia e Dor (CAD), Lar dos Velhinhos, Martini Veículos, Programa Manhã Total (Rádio Difusora) e médicos da Santa Casa.
* Foto-legenda – O provedor João Orlando Pavão e o diretor Eduardo Paparotto Filho junto a médicos, enfermeiras e funcionários da CIDHOTT
Com informações de Nilma Moratori (Dep. de comunicação Santa Casa)
