Hyundai inaugura fábrica em Piracicaba
A Hyundai Motors inaugurou hoje (9) em Piracicaba a primeira fábrica do país. O evento teve a participação de representantes da Coreia do Sul, o presidente mundial da Hyundai, Chung Mong-Koo, o vice-presidente da República, Michel Temer, o governador do Estado, Geraldo Alckmim e o prefeito Barjas Negri entre outras autoridades. O Brasil é o sétimo país escolhido pela empresa para instalar sua planta industrial.
A cerimônia marcou também o lançamento oficial do modelo HB20, carro exclusivo lançado para o mercado brasileiro. O carro já tem 50 mil unidades vendidas e lista de espera para aquisição. A venda do HB20 iniciou em 10 de outubro. Ainda serão produzidos mais três modelos da família HB.
De acordo com gerente de produção da montadora no Brasil, 75% das peças utilizadas na produção do HB20 são nacionais, sendo 21 fornecedores brasileiros e nove coreanos.
O presidente mundial da Hyundai, Chung Mong-Koo, destacou os esforços para a implantação da fábrica e os laços de amizade
entre os dois países. O prefeito Barjas Negri enfatizou a tecnologia e a satisfação da cidade em receber a mais moderna fábrica automobilística do país, gerando 25 mil empregos diretos e indiretos. “É fruto de um trabalho coletivo entre indústrias, sindicatos, governo federal e estadual para que pudéssemos recepcionar os investimentos da Hyundai. Foram seis anos de trabalho e luta para Piracicaba ser escolhida, e hoje uma área que antes era canavial se transformou no pólo da indústria automobilística”, destacou Barjas.
Michel Temer, vice-presidente da República, reiterou a diplomacia entre os dois países, confirmada pelas siglas do modelo HB20 que marca a união entre Hyundai e Brasil. “O Brasil está se tornando um país atrativo para o investimento internacional e a fábrica traz efeitos benéficos para geração de empregos e
economia”.
Estimando uma produção anual de 150 mil veículos, a fábrica ocupa uma área total de 1.3900,000m², sendo 69.000m² de área construída. O Brasil é o 7º país a receber uma fábrica da Hyundai fora da Coreia do Sul, depois da Turquia, Índia, China, Estados Unidos, República Tcheca e Rússia. A unidade emprega 1.800 colaboradores e, até 2013, alcançará 2.000 profissionais. A chegada da Hyundai Motor Brasil a Piracicaba ainda motivou a criação de 3.000 oportunidades de trabalho nos fornecedores instalados no polo automotivo e outros 20.000 empregos indiretos.
