Mesmo com as chuvas ocorridas em Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal Obras continua as obras de construção do Hospital Dia.

Segundo o engenheiro da Secretaria, Werner Bassinello, as obras estão em fase de conclusão. De acordo com o engenheiro, no local estao sendo instalados os gases medicinais, ar condicinado e sendo feitos os acabamentos internos. "Também recebemos do Estado, parte do mobiliário da unidade", concluiu Bassinello.

O Hospital, que será dirigido pela Unicamp, faz parte de programa do Governo do Estado para implantação de novos modelos de atendimento médico em 15 regionais de saúde, totalizando 30 centros de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs)/ Hospitais dia. O prédio do hospital ocupará área de 875 metros quadrados em local ocioso do Centro de Urgência e Emergência, no mesmo espaço do COT. Serão três centros cirúrgicos, 15 leitos para observação com alas masculina, feminina e infantil, consultórios, salas e sanitários. A previsão é para que sejam feitas 3.780 cirurgias/ano pelo novo hospital atendendo pacientes da microregião de Piracicaba. A Administração espera aumentar em 67,5% o atendimento já que existe contrato com a Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana disponibilizando mais 5.600 cirurgias eletivas por ano. Com a consulta e os exames regularizados, a pessoa entrará no novo hospital às 8 horas, por exemplo, e sairá às 19 horas do mesmo dia. A unidade permitirá a realização de aproximandamente 300 pequenas cirurgias por mês e aumentará o número de cirurgias eletivas ambulatoriais nas áreas de otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia", Para a instalação do Hospital Dia, serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões, pagos em parceria com o Governo do Estado, que arcará com 80% dos gastos enquanto a Administração Municipal ficará com 20%. O novo sistema de funcionamento ajudará a diminuir a incidência de infecções hospitalares, fila de espera para cirurgias e os gastos municipais. A unidade, que deve ser concluída em novembro, funcionará ao lado do COT na rua Visconde do Rio Branco, 1625, bairro Alto, próximo a Santa Casa.