Horto de Tupi recebe projeto Do Mato ao Prato e observação de aves no sábado, 06/12
Atividades são gratuitas, acontecem na manhã de sábado e reúnem trilha, oficina culinária, piquenique e ações de educação ambiental
O Horto de Tupi recebe no sábado, dia 06/12, das 9h às 12h, mais uma edição do projeto Do Mato ao Prato, atividade que integra o programa Vem pro Horto. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Com o objetivo de promover o diálogo sobre alimentação saudável, plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e sua relação com a biodiversidade, o meio ambiente e o Horto de Tupi, o encontro contará com diversas atividades ao ar livre.
Entre elas estão a trilha Do Mato ao Prato, com identificação de Pancs; doação de mudas, troca de saberes e mostra de Pancs, exposição Varal Pancs, que reúne ações e projetos relacionados ao tema, além do Mapa PiraPanc.
Os participantes também poderão acompanhar a oficina culinária Esse Prato é Panc e participar do tradicional piquenique comunitário, em que todos são convidados a levar pratos ou lanches — Pancs ou não — para compartilhar.
A atividade é organizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal (FF) e Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), em parceria com o BeSeed, Sítio Casa Mato, Projeto Kombinha e Chácara Brasil.
OBSERVAÇÃO DE AVES – Também no sábado, a partir das 7h, acontece o evento Observando as Aves no Horto. Conduzida pelo biólogo e guia de observação Valdir Felipe, a atividade convida os participantes a conhecerem de perto a rica avifauna da Estação Experimental de Tupi, onde mais de 150 espécies de aves já foram registradas.
A iniciativa integra a programação do Vem pro Horto, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA); pela Fundação Florestal (FF); e pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP). O evento também conta com a parceria do Grupo de Estudos e Observação de Piracicaba (GEOP) e do guia de observação de aves Valdir Felipe.
As vagas para este evento já foram preenchidas, mediante inscrição prévia.
