Mulheres passeiam seus cachorros.
O evento tem como objetivo promover um espaço de acolhimento para os cachorros e seus tutores

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), realiza neste sábado, 11/11, das 8h às 10h, a 1ª Cãominhada no Horto, no Horto Florestal de Tupi. O evento é gratuito e integra o programa Vem pro Horto. O percurso será de 4 km e as inscrições são limitadas pelo endereço https://forms.gle/S2HRw1ScGVAb2Nqs6.

Para participar é necessário que os tutores levem água e comida para os pet’s e coleira e focinheira para os cachorros de grande porte. No dia haverá arrecadação de ração para posterior doação às instituições de defesa da causa animal.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é promover um espaço de acolhimento para os cachorros e seus tutores. É necessário que os responsáveis pelos cães providenciem o cata caca (para recolher os dejetos).

Conforme Katharina Mesquita de Almeida, educadora ambiental da Simap, a atividade será importante para despertar um novo interesse no uso do espaço do Horto, aproximar outras pessoas que ainda não conhecem o local e dar visibilidade ao programa.

Fernando Coury, guia de turismo da agência Nas Nuvens, parceira do evento, explica que a 1ª Cãominhada no Horto é uma ótima oportunidade para conhecer outros donos de cães, trocar experiências, dicas e fazer novas amizades. “É uma forma de proporcionar aos cães um momento de lazer, exercício e contato com a natureza, além de promover o bem-estar dos cães e dos humanos, conscientizando sobre a responsabilidade e o respeito que devemos ter com os animais”, destacou.

O evento é realizado também em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ-USP) e Nas Nuvens: Ecoturismo.

O Horto de Tupi está localizado na Rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP304, Tupi. Outras informações podem ser obtidas pelas páginas do Instragram do Horto de Tupi (@hortodetupi) e do Núcleo de Educação Ambiental (@neasimap) ou pelo e-mail: hortodetupi@gmail.com.