A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e Comitê Gestor do Horto Florestal de Tupi definiram, pautados no Decreto Lei nº 19.059, que revogou a quarentena, a abertura do Horto de Tupi para atividades esportivas, de lazer e educação ambiental presenciais realizadas em grupo.

Opção de lazer e atividades educativas, horto começa a receber visitantes em grupo

De acordo com informações do analista ambiental da Sedema, Giovanni Batista Campos, o Horto recebeu várias melhorias na área de visitação pública, como instalação de placas de limitação de velocidade nas vias internas, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), que permitem velocidade máxima de 30 km por hora. Também foram instaladas dez lixeiras especiais, que evitam que animais silvestres consigam se alimentar de resíduos, o que pode trazer danos à sua saúde.

Velocidade permitida no local foi definida após estudos da Semuttran

No total foram instaladas dez lixeiras no Horto, modelo escolhido evita que animais tenham acesso aos resíduos

Além disso, a equipe de Parques e Jardins da Sedema implantou uma Central de Recreação infantil com três torres. “O espaço ficou ainda mais atrativo às famílias que vão ao Horto com seus filhos e tem sido bastante procurado durante toda semana”, explica Campos.

A criançada tem diversão garantida nas três torres instaladas no Horto

Outra novidade foi a instalação de sinal de internet para uso exclusivo da equipe de educação ambiental. Para viabilizar o acesso, foram utilizados cerca de 2.000 metros de fibra óptica entre a Unidade de Saúde da Família do bairro Tupi e o Horto.

SERVIÇO – Horto Florestal de Tupi, rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP-304 – Tupi, Piracicaba. Para mais informações sobre agendamento de atividades educativas com acompanhamento da equipe de educação ambiental, acesse: https://hortodetupi.wixsite.com/comitegestor/eventos