Horta da Escola Municipal Nosso Lar é revitalizada por cooperativas
Cooperativas de Piracicaba apresentaram na manhã de ontem, quarta-feira, 18/07, a horta da Escola Municipal Nosso Lar, que foi revitalizada por meio do projeto Horta – União que faz a Diferença. O evento, que fez parte das comemorações do Dia Municipal do Cooperativismo, foi uma realização da Coplacana, Cooperativa de Consumo (Coop), Escola Coopep, Sicoob Cocre, Sicoob Credsaúde, Sicoob Unimais, Sicredi União Paraná/SP, Unimed e Uniodonto. O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), José Otávio Menten, participou do evento.

Crianças da EM Nosso Lar acompanharam a entrega da horta revitalizada
No total foram revitalizadas seis hortas. Os preparativos para a montagem da horta consistiram na instalação de canteiros com blocos de tijolo doados pela Granziol Engenharia, com a participação de seus colaboradores, os quais foram responsáveis pela execução da área de plantio. Todo o trabalho foi acompanhado por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Departamento Técnico Agronômico da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi). Foram plantadas sementes de cenoura e beterraba, mudas de alface, rúcula, cebolinha, salsinha e chicória, sendo que os canteiros foram devidamente preparados para receber o plantio e a adubação. Ano passado, foi revitalizada a horta no Lar Escola Coração de Maria e, em 2016, foi entregue uma horta comunitária no bairro Santa Fé, dentro da Escola Estadual Dom Eduardo Koaik.
O secretário José Otávio Menten disse que a construção da horta com o apoio das cooperativas é um excelente exemplo de apoio e valorização do cooperativismo. “É uma ação simples e concreta, mas com um grande significado para a aprendizagem ambiental e sustentabilidade. E ao envolver crianças a ação ganha ainda um significado maior”. Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Correa, a iniciativa tem vários fatores positivos. “Entre eles estimular na criança a importância da alimentação saudável, além de incentivar a educação ambiental. Ações como essas são de grande relevância no processo educacional das crianças”, disse. Segundo a diretora da escola, Sarita Kallajian Delgado Rossini, toda ação educacional que integre questões ambientais, que objetive mudanças de atitudes, incentive a cooperação, a solidariedade e pratique o respeito e a tolerância, buscando resgatar valores éticos hoje perdidos na sociedade, pode ser chamada de Educação Ambiental. A diretora ressalta ainda que a escola é o espaço social e o local onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização. “O Nosso Lar possui ampla área verde na qual as crianças, além de brincar, podem explorar e experimentar o que a natureza tem a oferecer, enriquecendo assim suas vivências. O projeto Horta vem para acrescentar ao projeto da escola e para contemplar a todos que se beneficiaram dos resultados”. O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, ressalta que esta iniciativa atende um dos princípios do sistema cooperativista, que é incentivar as ações sociais e filantrópicas. “Estamos muito felizes por sabermos que estas crianças, desde cedo, aprendem noções de educação ambiental”,disse.
