A História do Movimento LGBTQIA+ no Brasil e no mundo e o Movimento de Travestis e Transexuais foi o tema do quarto encontro da Formação sobre Garantia e Direitos Humanos e Diversidade. O evento, realizado no Sesc Piracicaba, no dia 10/11, reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Saúde, além de integrantes do movimento LGBTQIA+. O quinto e último encontro será realizado no mês de dezembro.
A palestra, ministrada por Fernanda Moraes, executiva do Fórum Paulista LGBT, e Anselmo Figueiredo, coordenador geral do Casvi e atual presidente do Conselho LGBT de Piracicaba, abordou a história do movimento, com informações sobre a luta da população LGBT e suas representações, com abordagem na heteronormatividade – termo utilizado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual, são marginalizadas; Cisnormatividade- estrutura educacional preparada para receber, atender e incluir apenas pessoas cisgêneros, independente de sua orientação sexual; Cissexismo – estrutura social que corrobora com a discriminação das mulheres transexuais e travestis; machismo e feminismo.
A formação visa informar e qualificar profissionais de diversos setores da assistência social no atendimento às identidades de LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, +).
A programação se encerra no dia 01/12, com palestra sobre a legislação LGBTI no Brasil e no Estado de São Paulo, realizada por Dimitri Sales, presidente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo).
Palavras-chave: LGBT; Garantia de Direitos.