Portal do Município de Piracicaba

Guardas Civis são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Por Comunicação Social / Publicado em 08/03/2016
Tempo de leitura: 5 minutos.

A Guarda Civil de Piracicaba na manhã de hoje, dia 08, homenageou as 86 mulheres da corporação. O evento aconteceu na sede da Guarda Civil e contou com a participação do comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, funcionários e demais autoridades.

A nova integrante da Guarda Civil, Fernanda Nardon, 35 anos, aluna do curso de formação da Guarda, disse que tentou por várias vezes ingressar no serviço, porém, encontrou resistência, mas, passadas as dificuldades, está feliz em poder fazer parte dessa família. “ Eu tentei por duas vezes ingressar, mas, não conseguia chegar na fase final. Dessa vez deu certo e estou me dedicando ao máximo. Acredito na força da mulher para assumir qualquer trabalho”.

A Inspetora Valdirene Osti está na Guarda há 23 anos. Ela explica que entrou como gc e prestou vários concursos internos para chegar no cargo. “ Tive uma experiência interessante, pois, nossa turma foi a primeira composta por mulheres. Na época, em 1992, foi um feito histórico. Lógico que tivemos dificuldades, inclusive com a sociedade, porém, nosso trabalho se desenvolveu tanto que, com o passar do tempo, mostramos capacidade e competência. Hoje percebo que somos necessárias nessa profissão, tanto é que atualmente temos 69 mulheres atuando e oito em sala de aula”.

Para o capitão Silas, estabelecer uma data para prestar homenagem à mulher é uma forma de agradecer ao ótimo trabalho desenvolvidos pelas mulheres da GM. “Agradeço todas as que atuam aqui na Guarda. A mulher tem toque especial na execução de seu trabalho, seja ele operacional ou administrativo.

O quadro funcional da Guarda conta com 69 guardas-civis feminino; oito alunas do curso de formação; nove atuando na administração, 1 psicóloga, três escriturárias, uma costureira, uma copa e três na limpeza.

História do 8 de março (texto retirado da internet)

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.