Guarda Civil tem novo comando a partir desta quinta-feira, 11/08
O prefeito Gabriel Ferrato nomeou o novo comando da Guarda Civil de Piracicaba em cumprimento à lei federal de número 13022/2014, que determina que o cargo de comandante e subcomandante sejam ocupados por guardas de carreira dois anos após sua publicação no Diário Oficial. Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, que ocupava o cargo de inspetora na corporação, assume o posto a partir de amanhã, 11/08.
A nova comandante nasceu em Piracicaba, tem 45 anos, é casada e tem uma filha. Ingressou na corporação como guarda-civil em 22 de junho de 1992. Em 1998, assumiu como subinspetora e, desde 2012, atuava como inspetora. Em 24 anos de Guarda, realizou trabalhos em diversos setores e grupamentos e, há três, está à frente do setor de Planejamento.
Lucineide é bacharel em ciências jurídicas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), pós-graduada em polícia comunitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina e possui diversos cursos de capacitação profissional na área de Segurança Pública.
De acordo com o prefeito, que fez o anúncio em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, 10/08, Lucineide tem as qualidades essenciais para comandar a corporação com firmeza, mas também com diálogo junto à Administração, forças policiais e colegas de profissão. “Usei um critério minucioso para chegar ao nome da comandante Lucineide, pois queremos manter o perfil atuante e o ótimo trabalho que a Guarda Civil vem desempenhando”, disse.
O subinspetor Ronaldo Milani passa a atuar como subcomandante da GC. Na Guarda desde 1985, Milani estava no comando do Pelotão Rural há pelo menos 8 anos.
De acordo com Lucineide o objetivo é dar continuidade ao bom trabalho já executado pela Guarda Civil. “Espero que essa experiência adiquirida nesses 24 anos de trabalho seja de grande valia para atuar à frente do comando da GM, atender também as necessidades dos guardas-civis e trabalhar em conjunto com as secretarias e poderes de polícia e demais autoridades civis de Piracicaba. O nome do subcomandante Milani foi escolha minha por conhecer a excelência do trabalho desempenhado por ele”, disse Lucineide.
Lucineide assume o posto que foi ocupado pelo capitão Silas Romualdo durante 12 anos. “A nomeação de Lucineide foi uma ótima escolha. Agradeço a oportunidade de ter desempenhado esse trabalho à frente da Guarda Civil e ter contribuído para diminuir os índices de criminalidade na cidade. A Guarda Civil é reconhecida pela comunidade pelo ótimo trabalho realizado. Agradeço ao prefeito e à comunidade”, disse Silas.
Participaram da coletiva de imprensa o subcomandante Antonio Moraes, integrantes da GM, secretariado, a presidente do Fundo Social, Selma Ferrato, as secretárias de Turismo, Rose Massaruto, de Educação, Angela Jorge Corrêa, da Ação Cultural, Rosângela Camolese, Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, e a presidente do Semae, Danielle Santin.
