Baseado especialmente na educação à distância e em aulas práticas, a Guarda Civil (GC) de Piracicaba se transformará em Centro de Treinamento Regional para Guardas Municipais.

A implantação, feita pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) –– órgão ligado ao Ministério da Justiça ––, deve ocorrer em 90 dias e Piracicaba se tornará referência na capacitação desses profissionais.

Segundo o comandante da GC, Silas Romualdo, a escolha da cidade é baseada no trabalho desenvolvido pela corporação. “A Senasp nos consultou sobre a possibilidade da instalação de um Centro Regional de Treinamento de Guardas Municipais, que teve aval do prefeito Barjas Negri”, explica.

Hoje a corporação conta com 340 homens e cinco grupamentos: Pelotão Escolar, Grupo de Patrulhamento Motociclístico, Pelotão Ambiental, Grupo de Patrulhamento Ciclístico e Pelotão Feminino.

CENTRO DE TREINAMENTO

Para a implantação do centro, o Governo Federal doará 20 computadores e a GC fornecerá as instalações e dois homens para coordenarem os trabalhos na região. “Haverá um gestor e um tutor e será instalado um telão, onde os alunos poderão assistir às aulas por videoconferência com um instrutor da Senasp e tirar dúvidas pela internet”, explica o comandante.

A Prefeitura fará as adaptações necessárias no prédio da GC e a aquisição de material será financiada pelo Ministério da Justiça. A expectativa é de que as adaptações estejam concluídas dentro de 90 dias. “Com isso, os guardas-civis da região virão realizar treinamentos, palestras e cursos em Piracicaba”, afirma Silas.

A capacitação também é uma determinação da Lei do Desarmamento, que estabelece 80 horas de cursos num prazo de dois anos para a renovação do porte de arma. A sede da GC fica na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, bairro Verde.