A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba (GCMP), recebeu na manhã desta segunda-feira, 16/12, a doação de 250 pistolas para reforçar a segurança no atendimento à população da região. A doação representa um investimento de R$ 487,2 mil. A entrega foi realizada no auditório da Secretaria Estadual da Segurança Pública, na capital paulista, em solenidade que teve a presença do secretário Estadual Guilherme Muraro Derrite e Piracicaba sendo representada pelo comandante da GCMP, Sidney Nunes, e pelo secretário de Administração, Luis Cassinelli.
As armas – calibre .40 da marca Taurus – fazem parte da modernização dos equipamentos da Polícia Civil. A corporação está padronizando o modelo para armamentos de 9 milímetros. Com isso, as armas antigas que ainda estão em condição de uso estão sendo doadas gradativamente às guardas municipais. “É uma conquista importante, pois com estes armamentos nossos guardas estarão melhores equipados para proteger os prédios públicos e auxiliar as forças policiais no combate ao crime”, destacou o comandante Nunes.
“Para nós, da Polícia Civil, é uma alegria realizar essa entrega. É sinal de que o secretário autorizou a compra de mais armamentos para a segurança pública. Tudo que a gente necessita para combater o crime está sendo feito de forma integrada entre as forças de segurança, uma bandeira que a atual gestão sempre levantou”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.
Essa foi a maior entrega de armas à GCM de um município na atual gestão. No total, já foram doadas 2,1 mil armas às guardas municipais de vários municípios do estado em quase dois anos, com investimento de R$ 3,7 milhões. “Essa padronização fortalece a GCM, que muitas vezes ajuda a Polícia Militar no patrulhamento ostensivo. Da nossa parte, enquanto estivermos aqui, a nossa gestão sempre priorizará as guardas municipais”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
INDICADORES – Entre janeiro e outubro deste ano, a cidade de Piracicaba registrou queda nos roubos em geral (-1,6%) e nos roubos de veículos (-9%) em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, os latrocínios permaneceram zerados.
O município também teve aumento de 24,5% no número de detidos, de 42% na apreensão de drogas e de armas de fogo ilegais, que passou de 46 para 169 no comparativo.