A Guarda Civil realizou na manhã de hoje, 09/03, na sala de instruções na sede da Corporação, encontro com café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, 08/03. O evento reuniu representantes da Rede de Proteção da Mulher de Piracicaba, entre elas vereadoras, além de secretárias municipais e guardas-civis e faz parte da programação da Prefeitura alusiva à data, que inclui diversas ações gratuitas durante o mês de março.

Café da manhã reuniu representantes da rede de proteção à mulher, secretárias municipais e guardas-civis

Na oportunidade, o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, ressaltou a importância das mulheres e de suas lutas e a importância do respeito às mulheres. Nunes ainda frisou que a Corporação realiza um trabalho importante no sentido de coibir a violência contra a mulher, mas que é necessário, sobretudo, uma mudança de cultura para que elas não tenham seus direitos vilipendiados.

Comandante Nunes frisou a importância da mudança de cultura da sociedade para o pleno respeito às mulheres

Após a fala do comandante, a encarregada do Patrulha Maria da Penha, Luciane Tovar, apresentou o trabalho da Patrulha, como ele é desenvolvido, seu alcance e ainda falou sobre o Botão S.O.S Mulher Piracicaba, lançado em fevereiro e ferramenta importante para um atendimento ágil para mulheres vítimas de violência doméstica diante de um risco real.

Luciane apresentou o trabalho da Patrulha Maria da Penha aos presentes

Durante o encontro, a presidente do Conselho da Mulher, Marilda Soares, distribuiu aos presentes um cartão com QR Code produzido pelo Conselho. Ao acessar o QR Code, a mulher tem uma listagem de serviços e políticas públicas que são de uso exclusivo das mulheres, bem como de serviços que as mulheres também podem acessar. Material também inclui telefones e links importantes para auxílio e denúncia em caso de violência doméstica, além de legislação que aborda esta violação de direitos.

Cartão do Conselho da Mulher tem qr code que direciona para informações importantes para as mulheres

PROGRAMAÇÃO – As ações voltadas à mulher no mês de março seguem amanhã, sexta-feira, 10/03, às 14h15, na Escola Estadual Professor Dr. João Chiarini, com palestra sobre os tipos de violência mais comuns contra a mulher, para cerca de 100 adolescentes, ministrada pela equipe da Patrulha Maria da Penha. No sábado, 11/03, às 14h, a mesma palestra ocorre no Templo de Umbanda União dos Orixás, durante o Café da Marias, promovido pelo templo religioso. E na segunda, 13/03, às 10h, no Instituto Baroneza de Rezende, para aproximadamente 200 adolescentes. Ainda no dia 13/03, a GCM faz palestra sobre a responsabilização solidária quanto às denúncias de casos de violência contra a mulher em condomínios, mediante o Projeto de Lei Federal 2510/2020, Lei Estadual 17406/2021 e Lei 11340 (Maria da Penha), às 19h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, situado na avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central. O evento tem como público-alvo síndicos, condôminos, administradoras e terceirizadas (portaria, limpeza, zeladoria e rondas) de condomínios verticais e horizontais de Piracicaba.

Além da explanação sobre o trabalho desenvolvido pela Corporação, convidados foram recepcionados com café da manhã No dia 16, às 14h, no Museu da Água, localizado na avenida Beira Rio, 448, as Secretarias de Saúde e Governo realizam a palestra Aleitamento Materno: Aquecendo a Rede de Apoio. E ao final do mês, dia 29, às 19h, tem o Encontro da Mulher Empresária, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), com participação de Carol Portilho, especialista em linguagem corporal. O evento tem organização do CME (Conselho da Mulher Empresária da Acipi), com apoio da Secretaria de Governo e do Comespi (Conselho da Mulher Executiva do Simespi), Comissão da Mulher da OAB e Conselho Municipal da Mulher.