Imagem da Lei que criou a Guarda em 1903 – Fonte Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba
Criada em 25/04/1903, a Guarda Civil do Município de Piracicaba comemora amanhã, 25/04, 120 anos de existência. Para celebrar o aniversário, a Corporação preparou programação solene para o dia 27/04, às 9h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central. A efeméride é marcada pela projeção de um futuro conectado, com inovações tecnológicas que aprimoram a atuação da Corporação, incluindo a implantação integral do Sincad, software de gestão da Guarda, e a possibilidade de criação de botões de emergência, que agilizam e ampliam a comunicação com a população.
Equipe, munida do tablet com Sincad instalado para uso no dia-a-dia – Isabela Borghese
Com um efetivo de 381 guardas, sendo 61 mulheres, a corporação conta atualmente com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).
Prefeito Luciano prestigia formatura do Guarda Civil Educação é Prevenção, um dos projetos sociais da GCM
A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.
Grupamento do Canil, além do serviço de patrulhamento, se apresenta em diferentes locais – Wagner Romano
Além do trabalho de patrulhamento e prevenção, a Corporação tem outras ações. Existe a Banda da Corporação, que se apresenta em eventos cívicos do município e outras comemorações. A Corporação também executa o Programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), que leva às escolas, para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental, informações importantes e sensíveis para a vida em sociedade. Na academia da Guarda Civil, dois projetos sociais são oferecidos de forma gratuita: aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal, disponíveis para crianças, adolescentes e adultos; e o Em Forma Com a Guarda, de promoção de atividade física, que acontece na Academia e também no Parque da Rua do Porto.
Participantes do Em forma com a Guarda realizam aula de funcional na frente da Academia da Corporação
Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, esta projeção de um futuro conectado é o que marca este aniversário da Instituição. "A ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, já está reduzindo o uso de papel na Corporação em 80% e agilizando procedimentos da Guarda Civil. Com todos os dados integrados na plataforma, é possível, inclusive, a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros, facilitando a realização da política pública de forma efetiva e assertiva. Também é possível, por conta do Sincad, o lançamento de aplicativos que ampliam e aprimoram a comunicação com a população. O primeiro deles é o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, aplicativo que permite às mulheres que tenham medida protetiva a possibilidade de acionar a Guarda Civil ao pressionar o botão por três segundos no caso de risco real. Outros botões de emergência já estão sendo desenhados para enfrentarmos outros desafios que a realidade impõe e futuramente estarão disponíveis para os públicos atendidos", explica Nunes.
O GCEP, projeto da Guarda, leva informações importantes e sensíveis para estudantes
HISTÓRIA – Apesar de centenária, a Instituição Guarda Civil carece de um arquivo histórico que delimite toda sua atuação desde a criação, no início do século 20. Uma relação pormenorizada da sua ação e criação de grupamentos atuando em diferentes áreas é possível, apenas, a partir da sua estruturação nos moldes preconizados pela Constituição.
Botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba é uma das funcionalidades que amplia e aprimora a comunicação com a população
Do arquivo que conta sua história, é possível confirmar a data de sua criação e a lei que baseou sua criação, porém, a formação da sua primeira diretoria e as datas exatas na mudança na nomenclatura ou mesmo a delimitação de sua atuação ao longo do tempo é um dado que dificilmente é possível precisar. Constam em diferentes sites que entre o fim da década de 1930 e o meio da década de 1950 do século passado, a Corporação foi de Corpo da Guarda e Polícia Municipal para Corpo de Vigilantes Noturnos. Depois, transformou-se em Guarda Noturna de Piracicaba.
Implantação do Sincad agiliza toda operação da Corporação – Isabela Borghese
Em 1956, mais uma mudança na nomenclatura transformou-a em Guarda Municipal, nome que perdurou até 1990, quando a Corporação passou a se chamar Guarda Civil do Município de Piracicaba e se estruturou à luz do que dizia a Constituição Brasileira, aprovada em 1988, onde a Lei Orgânica do Município passou a disciplinar também a organização da segurança.
Equipes e viatura no início da década de 90
Até 1990, a Guarda era estruturada com a formação de uma diretoria, em que havia presidente da diretoria e comando. Com a transformação em Guarda Civil em 1990, a Corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Em 1996, passa a contar também com o Estatuto que até hoje disciplina a GCM, mas que está em discussão para aprimoramento e adequação às novas leis. Desde a aprovação da lei federal do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação. Atualmente, o posto de comando está com Sidney Miguel da Silva Nunes.
Banda da Corporação se apresenta em eventos da Guarda e de Instituições da cidade – Isabela Borghese
Confira a linha do Tempo
1903 – Criação da Guarda Civil como Corpo da Guarda e Polícia Municipal
1956 – Guarda passa a se chamar Guarda Municipal
Década de 1980 – Criação do Pelotão Escolar
1990 – Guarda Civil Municipal de Piracicaba passa ter o nome que utiliza até hoje. A corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas
1992 – Criação do Pelotão Ambiental, do Grupamento Motociclístico e do 1º Pelotão Feminino, uma das primeiras Corporações no Brasil a admitir mulheres no seu efetivo.
1996 – Aprovação da Lei 67/1996, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda
2002 – Criação da Banda da Guarda Civil
2003– Criação do grupamento Ciclístico, que atua principalmente nos corredores comerciais
2004 – Criação do Pelotão Rural, que atualmente se chama Patrulha Rural
2005 – Criação do Grupamento do Canil da Guarda Civil Municipal de Piracicaba
2006 – Início da implantação de câmeras de segurança
2007 – Implantação da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel)
2010 – Criação da primeira base móvel
2014 – Criação da Ouvidoria
2016 – Construção da Academia e Arquivo da Guarda Civil e implantação da ROMU
Demonstração de Defesa Pessoal na Academia da Guarda Civil – Isabela Borghese
2017– Criação da Patrulha Maria da Penha e da Corregedoria da Guarda
2021 – Criação do Setor de Direito Animal
Viatura entregue este ano para o mais novo setor da Guarda Civil, o de Direito Animal – Isabela Borghese
2022 – Implantação da Sala Maria da Penha em prédio ao lado do Terminal Central de Integração
2022 – Aquisição de dez carabinas, modelo CTT.40, da marca Taurus, com capacidade para 30 cartuchos de calibre .40, para auxiliar no patrulhamento do município
Comandante e integrantes do Patrulhamento Rural, que utilizam o armamento adquirido no ano passado
2022 – Implantação do Cortex
2022 – Aquisição de tablets para viaturas e início da implantação do software de gestão Sincad
2023 – Implantação do botão S.O.S Mulher Piracicaba