Cinqüenta homens da Guarda Civil Municipal passaram por treinamento nesta segunda-feira (21), no Engenho Central de Piracicaba. A iniciativa faz parte do curso de reciclagem, aperfeiçoamento e atualização operacional que será oferecido aos 340 guardas civis que compõem o efetivo da corporação. O curso prossegue no próximo final de semana e deverá se estender até o fim do ano.

Segundo o Comandante da Guada Civil, Silas Romualdo, a reciclagem é exigida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública(Senasp) para que o policial tenha direito ao porte de arma e é também uma oportunidade de capacitação profissional.

A exigência da Senasp tem como base o decreto 123 de 01/07/2004 que Regulamenta a Lei no 10.826, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – SINARM e define crimes.

Entre as exigências para a concessão do Porte de Arma de Fogo aos profissionais está a comprovação da realização de treinamento técnico, com duração de oitenta horas ao ano. Nesse sentido, serão realizados 11 cursos, para o efetivo total, que foi dividido em sete turmas, com carga horária de 80 horas para cada guarda.

Os cursos oferecidos serão ministrados por Roberto Thomaz, instrutor do CATI/SWAT e abordarão entre os diversos temas técnica de combate policial, atuação tática em dupla, algemas, perseguição, abordagem dupla, treinamento de tiro. A previsão é de que os treinamentos ocorram até o mês de dezembro.