Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Guarda Civil Metropolitana faz visitas técnicas para iniciar fiscalização pelo Grupamento de Patrulhamento Aquático

Visitas foram feitas para conhecer estrutura de monitoramento da GC de Santa Cruz da Conceição, e na Marinha do Brasil para acordo de cooperação técnica

Por CCS / Publicado em 26/07/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.

Representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estiveram na última quarta-feira, 24/07, em Santa Cruz da Conceição (SP) para conhecer a estrutura do município nas fiscalizações feitas na Represa Municipal Doutor Euclides Morelli. O objetivo foi trocar informações técnicas com a Guarda Civil daquele município para auxiliar na implementação do Grupamento de Patrulhamento Aquático da GCM de Piracicaba.

A visita técnica foi feita pelo comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes, acompanhado da subcomandante Mirian Iara Fernandes Cesarino Naldo e do inspetor Adalto José de Oliveira. Foi possível conhecer a embarcação, estrutura e funcionamento das atividades aquáticas realizadas pela Guarda Civil de Santa Cruz da Conceição, que realizam este tipo de fiscalização há dois anos no município.

GCM de Piracicaba durante visita a GC de Santa Cruz da Conceição

Na semana anterior, na última quinta-feira, 18/07, a GCM de Piracicaba esteve na Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, sede da Marinha do Brasil em Barra Bonita (SP), onde foi recepcionada pelo capitão Renato Luís Kodel. Na visita, ficou estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o município, por meio da GCM de Piracicaba, e o governo federal, pela Marinha do Brasil, para preparação do grupamento que fiscalizará os mananciais de Piracicaba.

O novo grupamento aquático da Guarda Civil de Piracicaba foi criado por meio do decreto nº 20.071 de 18 de julho de 2024, e a previsão é de que as fiscalizações já comecem na segunda quinzena de agosto. A Marinha treinará 14 guardas-civis que formarão quatro equipes com atuação 24 horas por dia no monitoramento dos rios e afluentes da cidade. A equipe usará um fardamento específico, camuflado, com opção de calça para o inverno e bermuda para o verão.

DECRETO – A Prefeitura criou o Grupamento de Patrulhamento Aquático da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o objetivo de fiscalizar e exercer vigilância em toda a extensão dos rios Piracicaba e Corumbataí, além de demais afluentes dos mananciais. O decreto que regulamenta a fiscalização entrou em vigor na última sexta-feira, 19/07, com a publicação no Diário Oficial do município.

GCM de Piracicaba durante visita a Marinha do Brasil

Entre as funções do grupamento, está a fiscalização para preservar a fauna e flora da região, defender os rios e mananciais que abastecem a cidade, monitorando e autuando casos de degradação do meio ambiente, incidência de agentes poluidores nos mananciais, pesca predatória e outros atos ilegais.

O grupamento também dará apoio operacional às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), especialmente nas áreas de proteção permanente e de mananciais, além de proteger e atuar conjuntamente nas ações coordenadas pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba (Simdec), e outros órgãos de proteção do meio ambiente nas esferas estadual e federal.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.