A Guarda Civil, por meio da Patrulha Rural e do Pelotão Ambiental, encontrou no sábado, 20/08, durante patrulhamento em área próxima ao distrito de Tupi, uma carga de material químico descartada irregularmente na área. A equipe interditou preventivamente a área e acionou a Polícia Científica e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que compareceram ao local e constataram efeito nocivo do material. Segundo a assessoria de imprensa da Cetesb, a Companhia da prosseguimento ao atendimento do caso e até o início da tarde de hoje, mais informações a respeito das ações tomadas serão divulgadas.
Patrulha Rural encontrou carga contaminante durante patrulhamento Segundo informações prestadas pelo GC Bertin, presente na ocorrência, no total foram encontrados 24 contêineres com capacidade de 1.000 litros cada com uma substância pastosa branca no interior (não estavam cheios na sua totalidade), duas bombonas (tipo de tambor plástico) com capacidade de 50 litros cada, contendo um líquido viscoso incolor, alguns sacos com cerca de 30 kg cada com um produto branco em pó. Também havia porções do mesmos material depositadas no solo. "Havia um odor muito forte no ar e os gases expelidos pelas substâncias faziam arder as mucosas".
24 conteineres estavam despejados no local
Durante as buscas no local, foram encontrados um pedido de venda em nome de uma empresa de Santa Barbara D'Oeste, um comprovante de registro de ponto no nome da mesma empresa e diversos rótulos de limpador multiuso, documentos apreendidos pela GC e apresentados no Plantão Policial, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência. A empresa também foi arrolada no BO e será intimada a prestar os devidos esclarecimentos.
Conteineres e bombonas que continham material contaminante
O proprietário da área e a empresa que possivelmente descartou o material na área serão multados, conforme informa o coordenador do Pelotão Ambiental, o subinspetor Mendes. "Uma equipe realizará vôo com drone na área para saber a extensão do aterro e aplicará multa no proprietário. Também será notificada e multada a empresa que possivelmente descartou o material no local". As ações para mitigação do dano, segundo o Pelotão Ambiental, serão conduzidas pela Cetesb. A área permanece interditada.
Guarda Civil interditou preventivamente a área