Guarda Civil inicia curso de formação de agentes de trânsito
Começou hoje, quarta-feira, 10/08, na sala da instrução da Sede da Guarda Civil, as aulas de capacitação dos guardas-civis para atuarem como agentes de trânsito. Hoje, 120 agentes são credenciados para desempenham essa função. Com a capacitação, todo o efetivo – 391 guardas – estarão aptos ao serviço. O investimento na capacitação é de R$ 269.890,00. O curso é ministrado pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT).

Primeira Turma iniciando capacitação esta manhã
Os 271 GCs que passarão por formação foram divididos em 10 turmas. Duas turmas serão capacitadas por mês, num total de sete encontros presenciais de oito horas e mais 144 horas no formato EAD (educação à distância), totalizando 200 horas de curso. O conteúdo aborda assuntos, como legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, operação e fiscalização de trânsito, prática operacional e papel educador do agente. Primeiras turmas aptas a atuar estarão formadas em meados de setembro. A capacitação de todas turmas será concluída em dezembro.
O prefeito Luciano Almeida explicou que o incremento de profissionais atuando permitirá que as vias da cidade se tornem mais seguras. "Com a capacitação de todo efetivo, eles irão ajudar na fiscalização do nosso trânsito, com objetivo de tornar nossas vias mais seguras, evitando acidentes e outros riscos", afirma Luciano Almeida.

Comandante Nunes acompanhando o início da capacitação
Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, a transformação de 100% dos GCs em agentes de trânsito é importante para uma atuação mais plena da corporação. "Algumas situações que a Guarda era solicitada e não podia atuar por não ter competência para tal, causavam algum desconforto porque o cidadão comum não conseguia entender este limite de atuação. Agora, todos poderão atuar efetivamente. Com a mudança de administração e comando inserimos no nosso planejamento estratégico a capacitação de todo o efetivo. Nosso objetivo é colaborar na redução de acidentes, na educação no trânsito e no reforço da segurança viária".
O GC Ednaldo Perin, que integra o grupamento de Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), e está na primeira turma de GCs que passarão por capacitação, acredita que é um ganho para a cidade e para Guarda Civil. "Importantíssimo o serviço de trânsito pela Guarda Civil para manutenção do bem-estar do cidadão, para que a gente possa atuar e preservar a vida da população de Piracicaba, para manter a ordem no trânsito. A cidade cresceu e o trânsito está ficando bem complicado. Com todos formados vai ser excelente para Piracicaba e para Guarda Civil, porque poderemos atuar efetivamente", disse Perin.
Jane Franco de Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), comemorou a ampliação do número de profissionais habilitados para atuar no trânsito ."Esse reforço é muito bem-vindo", disse Jane.
