A Guarda Civil de Piracicaba comemorou na manhã de hoje (25), o aniversário de 110 anos e prestou homenagem ao “Dia Municipal do Guarda Civil”. O evento reuniu o prefeito Gabriel Ferrato, o comandante Silas Romualdo, convidados, familiares e autoridades civis e militares.
Na ocasião o vereador Laercio Trevisan Junior entregou ao comando da GC, capitão Silas Romualdo Moção de Aplausos em reconhecimento a imagem consolidada pela Guarda nos seus 110 anos de fundação. “ Hoje com a Guarda, a violência está em alta, imagina sem”, enfocou Trevisan Junior, em seu discurso durante a entrega da homenagem.
Para o comandante da Guarda Civil o reconhecimento é demonstração de capacidade, competência e profissionalismo com que a corporação tem se empenhado em atender a população piracicabana."Nós agradecemos a todos os vereadores que votaram esta moção e entendemos isso como o reconhecimento da população, pois os vereadores representam a população de nosso município", afirmou o comandante.
Silas também destacou o comprometimento da GC com a comunidade de Piracicaba. “Os investimentos em pessoal e material tem possibilitado a realização do papel de coadjuvante no combate a violência e a criminalidade em nosso município”. O prefeito Gabriel Ferrato também ressaltou uma parceria com o governo federal para aquisição de mais três veículos e criação de novos programas de segurança.
O homenageado pelo 'Dia Municipal do Guarda Civil' foi o aposentado José Bonifácio Santana. Ele iniciou seus trabalhos em 1968 como guarda civil e fotógrafo oficial da corporação quando a GC ainda era a Guarda Noturna.
A homenagem foi entregue pelo vereador Paulo Paranhos que elucidou sobre a importância de José Bonifácio para a história da Guarda Civil. O capitão Silas também discorreu sobre a dedicação de José Bonifácio. "Embora aposentado, não tem uma semana que o Bonifácio não passa em nossa sede para o acompanhamento do nosso serviço ou para nos cumprimentar", afirmou o comandante”.
Em agradecimento as homenagens recebidas após o cerimonial José Bonifácio reuniu um acervo contendo cerca de 150 fotos com a história da Guarda Civil que pôde ser vista por todos os convidados.