A Guarda Civil, por meio da Patrulha Rural e da Romu (Ronda Ostentiva Municipal) atendeu na sexta-feira, 16/09, e no sábado, 18/09, ocorrências de descarte irregular de entulho e incêndio culposo, respectivamente.
Homem descartava entulho de forma irregular na Avenida Comendador Pedro Morganti
Na sexta-feira, durante patrulhamento, a equipe da Patrulha Rural, formada pelos GCs Matias, Rafael, Jeferson e Massoni, foi acionada pela base do Pelotão Ambiental para averiguar, na avenida Comendador Pedro Morganti, um descarte irregular de entulho. Chegando ao local, foi constado flagrante de descarte e acionada a perícia.
O homem foi conduzido à Unidade de Polícia Judiciária, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. A Patrulha Rural elaborou auto de infração, aplicou multa de R$ 2.299 e liberou o homem. Ele não tinha Carteira de Habilitação e a documentação do caminhão que utilizava, por isso o veículo foi apreendido.
O município, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), disponibiliza locais para descarte gratuito de entulho, os chamados ecopontos, em todas as regiões de Piracicaba. Cada morador pode descartar até 1 m3 de entulho por dia. A lista dos ecopontos está no endereço sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos.
INCÊNDIO – Um homem foi conduzido ao Plantão Policial no sábado, 17/09, após atear fogo em um canavial ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, na região do Jupiá. A equipe da Romu 84, formada pelos GCs Glauco, Gomes e Rocha, avistou o indivíduo saindo da plantação, já em chamas. Ele foi abordado e confessou que fez uso de drogas no local, mas que não tinha percebido que havia colocado fogo no canavial. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio, além da perícia. No Plantão Policial foi elaborado boletim de ocorrência, o homem foi liberado e vai responder por incêndio culposo.
Fogo quase atingiu o Centro de Controle de Zoonoses