A Prefeitura adquiriu ontem (07), por meio de pregão presencial 26 pistolas semi-automáticas com capacidade para 20 tiros que serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal de Piracicaba. Duas empresas participaram do pregão que resultou na compra das 26 pistolas semi-automáticas, calibre 380, capacidade 19 +1 tiros, dois carregadores, oxidadas, modelo Taurus por R$ 49.400,00, 20,51% mais barato do que os R$62.140,00 estimados para compra desses materiais.
Atualmente, a Guarda possui 230 revólveres calibres 38 disponíveis, a última compra foi feita em 1983, quando 130 armas foram incorporadas ao serviço. A expectativa é adquirir mais pistolas nos próximos dois anos, em torno de 25 ao ano, renovando assim o arsenal da Guarda gradativamente.
O comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, disse que a compra das pistolas faz parte do processo de modernização do armamento da corporação, além de contribuir para melhorar a segurança dos guardas-civis e da própria população. “O poder de fogo é o mesmo, mas as pistolas são consideradas mais eficientes por poderem ser carregadas com pentes de 19 tiros”.
A autorização do Exército para os guardas-civis trabalharem com as pistolas 380 foi expedida há um mês, sendo que 20 guardas serão treinados para a instrução do restante do pelotão. A previsão é de que o novo armamento passe a ser utilizado pela GC dentro de no máximo 60 dias. Como o efetivo trabalha em escalas, os revólveres serão distribuídos em esquema de rodízio.